Continua após publicidade

Em nome do Rio

Com 450 000 seguidores, dupla de italianos gerencia no Facebook uma página sobre a nossa cidade

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 16h09 - Publicado em 22 jul 2011, 18h15

É um teste fácil de fazer. Ao digitar ?Rio de Janeiro? na caixa de busca do Facebook, no topo das sugestões, listadas de acordo com o número de fãs agregados, aparece o endereço com uma foto do Cristo Redentor. Até aí, nada de mais. Só ao seguir o link para o site de aluguel de imóveis por temporada é que o internauta depara com uma informação surpreendente. Por trás da página mais populosa sobre a nossa cidade, capaz de reunir 450?000 pessoas, não está um carioca, como era de esperar, mas sim os irmãos italianos Emanuele, 28 anos, e Stefano Mastroddi, 26. A história da dupla é similar à de outros tantos turistas de seu país que chegam ao Rio, ficam mesmerizados com a vida no balneário e resolvem se mudar para cá. Eles vieram pela primeira vez em 2007 e, ao decidirem fixar residência aqui, criaram uma fan page voltada para a capital fluminense, numa época em que a rede social, hoje a que mais cresce no país, ainda exibia movimento acanhado. Foi uma ideia que se mostraria visionária. Além de quase meio milhão de seguidores, o espaço virtual dos fratelli recebe em média 3?000 novos acessos por dia. ?Somos poderosos como a máfia italiana?, brinca Stefano.

Emanuele, formado em comunicação, e Stefano, que trancou o curso de fisioterapia no último período, viveram uma fase de transição até a transferência se concretizar. Administravam uma pequena empresa de locação de equipamentos de som em Roma, ao mesmo tempo em que tocavam, via internet, o negócio de aluguel de imóveis no Rio. Depois de algumas vindas, eles compraram um apartamento em Copacabana, para o qual se mudaram há quatro meses. Por aqui, sobrevivem com o dinheiro arrecadado no universo cibernético. A cada contrato de locação que fecham, embolsam uma comissão de 15%. Portanto, quanto mais gente conectada à rede social, maior a possibilidade de faturamento. Para atrair os visitantes, a dupla abastece a página com dicas culturais, fotos e vídeos. Eles montaram ainda sites sobre o mesmo tema, como o https://www.loverio.net e o https://www.gogorio.it, que figura nas primeiras colocações do Google italiano na pesquisa sobre a nossa cidade.

Entre idas às casas noturnas da Lapa e às quadras de escolas de samba, seus programas preferidos, eles traçam metas para expandir o negócio. Agora, o foco principal é firmar uma parceria com uma empresa de venda de ingressos online, para possibilitar promoções envolvendo bilhetes de shows e jogos de futebol. ?Quem não se apaixona por esta cidade ao conhecê-la??, indaga Emanuele, sob o olhar complacente do irmão. Qual é mesmo a palavra italiana que significa oportunismo?

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.