Vanguarda alemã

Fotografias e filmes da Bauhaus, pioneira escola de design, são reunidos em mostra no Oi Futuro Ipanema

Fundada em 1919 em Weimar, na Alemanha, a escola de design, artes plásticas e arquitetura Bauhaus tornou-se conhecida pelo vanguardismo ? traço que preservou até o encerramento de suas atividades, em 1933, devido à pressão do regime nazista. Uma parte menos conhecida de sua arrojada produção ganha destaque na mostra bauhaus.foto.filme (assim mesmo, em minúsculas), no Oi Futuro Flamengo. Com abertura marcada para domingo (18), a exposição, como o nome indica, reúne cinquenta fotografias e vinte filmes pinçados dos acervos mais importantes da instituição: o Arquivo Bauhaus ? Museu de Design, em Berlim, e a Fundação Bauhaus, sediada na cidade de Dessau. Boa parte da seleção fotográfica é exemplar do modo como mestres e alunos da instituição, já no início do século XX, investigavam as possibilidades de manipulação da imagem, atualmente um lugar-comum graças ao uso de programas de computador. Uma das fotos, de 1932, mostra o professor Herbert Bayer, surpreso diante de um espelho, segurando uma ?fatia? do seu próprio braço.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, ? General Osório. → Terça a sexta e feriados, 15h às 21h; sábado e domingo, 14h às 21h. Grátis. Até 20 de julho. A partir de domingo (18).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s