Um Outro Olhar: Coleção Roberto Marinho

Mostra em cartaz no Paço Imperial revela uma fatia alentada do acervo do empresário Roberto Marinho (1904-2003)

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Entusiasta da arte moderna brasileira, o empresário Roberto Marinho (1904-2003) cultivou esse interesse com afinco. Foi amigo de artistas que se tornaram expoentes do movimento e tinha o hábito de frequentar ateliês, onde garimpava as obras reunidas em sua expressiva coleção. Sob curadoria de Lauro Cavalcanti, a mostra em cartaz no Paço Imperial franqueia ao público uma fatia alentada desse acervo. Na seleção de mais de 200 trabalhos há uma compreensível concentração de nomes do modernismo nacional. Alguns deles fizeram parte do círculo de amizades de Marinho, como Di Cavalcanti, Ismael Nery, Guignard, Candido Portinari e José Pancetti ? a carreira deste último, inclusive, contou com um empurrão seu. Um andar inteiro dos dois ocupados pela exposição abriga belas criações abstratas, a exemplo do tríptico Panorama, de Antonio Bandeira.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 11 de agosto. www.pacoimperial.com.br.

Raridade: catorze telas de Emeric Marcier, que retratam a via-crúcis de Jesus, são exibidas em conjunto pela primeira vez

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s