Continua após publicidade

Rio vive tensão pré-olímpica

A cerca de um mês do início da Rio 2016, o Velódromo fica pronto para o evento-teste, em meio a episódios de violência, além de protesto de policiais e bombeiros no Galeão

Por Pedro Tinoco
Atualizado em 5 dez 2016, 11h14 - Publicado em 2 jul 2016, 01h00

No domingo, 26 de junho, o prefeito Eduardo Paes entregou o prédio do Velódromo ao Comitê da Rio 2016. Ainda recebendo os últimos retoques, a instalação que faltava no Parque Olímpico era preparada para abrigar um evento-teste a partir de sábado (2). O alívio provocado pela notícia durou pouco: na segunda-feira, policiais civis e militares, além de bombeiros, foram ao Aeroporto do Galeão protestar contra as más condições de trabalho e o atraso no pagamento de seus salários. A justa indignação de três das diversas categorias profissionais a padecer com a falência financeira do Estado do Rio traduziu-se nos dizeres da faixa que você enxerga na foto acima. “Bem-vindos ao inferno. Polícia e bombeiros não estão sendo pagos, quem vier ao Rio de Janeiro não estará seguro”, avisaram os manifestantes. Forte, o recado aos turistas repercutiu na imprensa internacional — pegou mal em notícias na rede de TV Fox News e no jornal USA Today. Por aqui, provocou a reação indignada de representantes dos setores turístico e de bares e restaurantes. A manifestação teve mesmo jeito de tiro no pé, já que o momento, a um mês da abertura da Olimpíada, é de torcer para as coisas darem certo. Por outro lado, o otimismo exigido por muitos sofre a implacável concorrência do descalabro fluminense na saúde, na educação e na segurança. O efetivo montado para a Rio 2016 deve chegar a 85 000 homens, da Polícia Civil às Forças Armadas, e a verba da União para o setor, de 2,9 bilhões de reais, foi oficialmente liberada na quinta (30). Nesta mesma conturbada semana, o assassinato do tenente Denilson Theodoro de Souza e do soldado José Josenilson Alves dos Santos arredondou para cinquenta o número de PMs mortos neste ano. Vale faixa ou não vale?

 

 

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.