Continua após publicidade

Projeto QR Rio transforma calçadas em mosaico com informações turísticas

Códigos entalhados em pedras portuguesas no Arpoador, nesta segunda (21), revelam fatos e curiosidades sobre o local e devem chegar ainda a outros pontos turísticos da cidade

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 15h10 - Publicado em 23 jan 2013, 17h57

Importada de Portugal, uma novidade que chegou ao Arpoador nesta segunda (21) mistura tecnologia e tradição. Trata-se de um código de barras bidimensional que, entalhado em pedras portuguesas na calçada, oferece aos usuários de smartphones e tablets a possibilidade de acessar informações turísticas detalhadas sobre o local. Após baixar o aplicativo gratuito de leitura, basta apontar o aparelho conectado à internet para o código no chão, chamado QR code, que leva então a uma página especial sobre a região. Nela, o visitante descobre, por exemplo, que a praia tem 500 metros de extensão com ondas fortes e que o ponto foi batizado com o nome de Arpoador porque antigamente era comum, por ali, a caça de baleias com arpão.

Ao longo deste ano, 30 pontos turísticos do Rio vão ganhar estes mosaicos em preto e branco com fatos e curiosidades sobre cada localidade. Em março, os códigos devem ser inaugurados na Pedra do Leme, na Praia de São Conrado e no Mirante do Leblon. Arcos da Lapa, Praça Paris, Vista Chinesa, Jardim Botânico e Praça Tiradentes também estão na rota tecnológica do Projeto QR Rio, uma parceria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos com o Grupo Máquina PR e a agência de design e tecnologia digital Zóio.

Confira no vídeo abaixo como a ideia funciona em Portugal.

[—V—]

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.