Abraços que vieram de longe

Reis, rainhas, presidentes, artistas... quase todos os poderosos e personalidades que visitam o Rio sempre acham uma brechinha na agenda para subir o Corcovado

Mais que brasileiros de outros rincões, muito mais que os próprios cariocas, são turistas estrangeiros que formam a maioria do contingente de 800?000 visitantes que a cada ano sobem o Corcovado. Quase meio milhão estão ali vindos de outros países. Sejam cantores em turnê, autoridades em visita oficial ao Brasil ou anônimos, todos arranjam um intervalo na agenda para subir o Corcovado. Lá de cima fazem fotos, observam a vista, alguns rezam, outros distribuem autógrafos. A lista reúne personalidades de todas as áreas, do dalai-lama tibetano à atriz holandesa Sylvia Kristel, que em outros tempos provocava escândalo com o filme Emmanuelle e, aos pés da estátua, fez uma pose esquisita. Obama e família apareceram à noite, em dia de chuva, e a princesa Diana, exibindo toda a sua beleza e elegância, foi fotografada com o Pão de Açúcar ao fundo numa tarde ensolarada. Mas talvez o grande momento tenha sido na manhã de 2 de julho de 1980, quando João Paulo II se tornou o primeiro papa a visitar o Cristo Redentor.

BARACK OBAMA E FAMÍLIA

Em março passado, o presidente dos Estados Unidos levou a mulher e as duas filhas para o passeio turístico. Como choveu durante o dia, a viagem de trenzinho teve de ser desmarcada. A comitiva subiu de carro quando já eram 9 horas da noite. Sasha, Obama, Michelle e Malia ficaram dez minutos no alto e observaram o Rio iluminado.

PAPA JOÃO PAULO II

Papa João Paulo II

Papa João Paulo II (Carlos Armando)

Em julho de 1980, o polonês Karol Wojtila, então com 60 anos e ainda esbanjando saúde, antes de ser vítima de um atentado a tiros em Roma, esteve no Rio, subiu os 215 degraus do Cristo ? parou apenas uma vez para um rápido descanso ? e, ao lado do cardeal dom Eugenio Sales, abençoou a cidade. Alguns anos depois, em outra visita ao Rio, diria uma frase que ficou para sempre: “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca”.

PRINCESA DIANA

Princesa Diana

Princesa Diana (Carlos Armando)

O então casal Charles e Diana chegou ao Rio, em abril de 1991, a bordo de um avião pilotado pelo próprio príncipe de Gales, para uma viagem de cinco dias pelo Brasil, com agenda que incluía discursos ecológicos e esticada na Amazônia. Lady Di esteve em hospitais cariocas, onde conversou com vítimas de aids. Depois subiu ao Cristo sem o marido, linda e chique, posando com o Pão de Açúcar ao fundo.

JIM CARREY

Jim Carrey

Jim Carrey (Carlos Armando)

O ator canadense veio em junho deste ano para divulgar o filme Os Pinguins do Papai. Foi com cinco seguranças ao Corcovado e fez várias fotos de si mesmo lá de cima. Simpático, atendeu os fãs com seu sorriso marcante. Em 2003, ele já vira o que é ter poderes divinos, contracenando com Morgan Freeman (no papel de Deus), na comédia Todo Poderoso.

VIN DIESEL

Vin Diesel

Vin Diesel (Carlos Armando)

Astro de Velozes e Furiosos: Operação Rio, que teve cenas gravadas em favelas cariocas, nas ruas da Lapa e no alto do Corcovado, o ator americano passeou pelas praias da cidade e, em frente a uma réplica feita de areia do Cristo Redentor, em Copacabana, abriu os braços também. Depois, deu uma gorjetinha ao artista anônimo.

DALAI LAMA

Dalai Lama

Dalai Lama (Carlos Armando)

Na primeira visita de um dalai-lama ao Brasil, em 1992, o religioso tibetano esteve no Corcovado e, com roupas tradicionais, sem dispensar os óculos escuros e sentindo muito calor, postou-se com respeito à frente do monumento cristão.

JONAS BROTHERS

Jonas Brothers

Jonas Brothers (Carlos Armando)

As novas gerações também sobem o Corcovado. Em maio de 2009, Nick Jonas (vestindo a camisa da seleção brasileira) e seus irmãos Joe e Kevin visitaram o monumento num dos intervalos daquela que seria a sua primeira turnê mundial, que no Rio de Janeiro passou pela Praça da Apoteose, com milhares de adolescentes fazendo corinho em sucessos como Tonight e Paranoid.

A REALEZA DA HOLANDA

Realeza holandesa

Realeza holandesa (Carlos Armando)

Formais, finos e elegantes, a rainha Beatrix (à dir.), o príncipe Willem e a princesa Maxima bateram ponto em 2003. A agenda do trio da Casa de Orange foi cheia. Eles estiveram numa fundação que cuida de crianças de rua, viram um show de alunos da Escola Holanda e foram homenageados com almoço no Copacabana Palace. Dispensaram carro oficial, subindo o Corcovado de trem.

JOHN TRAVOLTA E KELLY PRESTON

John Travolta e Kelly Preston

John Travolta e Kelly Preston (Carlos Armando)

Embalos de terça à tarde no pátio do Cristo. O ator americano, eterno Tony Manero na lembrança dos aficionados de discoteca, visitou o Rio em 15 de junho de 2010 para participar do lançamento de uma linha de relógios. Posou com a mulher, grávida, e logo após se viu rodeado por torcedores: naquele dia, o Brasil estreava na Copa da África, contra a Coreia do Norte.

JIMMY PAGE

Jimmi Page

Jimmi Page (Carlos Armando)

Disfarçado com uma roupa usual, cabelo comportado e gestos de turista comum, o ex-membro do Led Zeppelin, um dos maiores guitarristas da história, foi conhecer o monumento em 2005. Estava no Rio dando uma força aos Jogos Mundiais de Cadeirantes e Amputados. Aproveitou para receber o título de cidadão honorário da cidade.

SYLVIA KRISTEL

Sylvia Kristel

Sylvia Kristel (Carlos Armando)

Atriz holandesa conhecida por ter interpretado personagens de grande carga erótica, como em Emmanuelle, ela esteve no Rio diversas vezes na década de 70, durante seu auge no cinema europeu. Estrelou ensaios sensuais para revistas masculinas, fotografou de calça comprida e casaco deitada nas areias do Leblon e, em novembro de 1977, nas escadarias do Corcovado, fez esta pose meio esquisita aos pés do Cristo Redentor.

WILL SMITH

Will Smith

Will Smith (Carlos Armando)

O “homem de preto” foi de camiseta listrada e saiu por aí. Sempre esteve à vontade na cidade, que visitou várias vezes para lançar filmes como Hitch (em 2005, época da foto) e Eu Sou a Lenda. Andou na praia, comeu em restaurantes badalados e até deu belas tacadas nos campos de golfe.

BEYONCÉ

Beyouncé

Beyouncé (Carlos Armando)

A presença da cantora americana provocou tumulto. Ela apareceu acompanhada da mãe e de uma dúzia de seguranças, que tentavam tapar com as mãos as câmeras dos fãs na tarde daquela quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010. Beyoncé tinha vindo ao Rio para fazer dois shows e ficou apenas dois minutos no Corcovado. Antes, havia gravado um clipe no Morro da Conceição e experimentado fantasias de passista de escola de samba.

CAROLINA HERRERA

Carolina Herrera

Carolina Herrera (Carlos Armando)

A estilista venezuelana, radicada nos Estados Unidos desde os anos 80, compareceu ao Rio em 2010 para participar do Outubro Rosa, evento que tinha por objetivo conscientizar a sociedade da prevenção do câncer de mama. Durante várias noites, a estátua ficou iluminada com a cor da campanha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s