Continua após publicidade

Pedro Felipe Carvalho realiza mutirões de limpeza na Praia do Perigoso

Guia túristico é o fundador da ONG Amigos do Perigoso, que atua na preservação das praias selvagens da região

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 5 dez 2016, 12h25 - Publicado em 24 jan 2015, 00h00

 

Frequentador da Praia do Perigoso, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste, desde que era um adolescente de 14 anos, Pedro Felipe Carvalho tomou, em 2013, uma decisão radical: passaria a cuidar, ele próprio, daquele paraíso, uma faixa de areia de 150 metros extremamente bonita e ainda selvagem, desconhecida da maioria dos cariocas. Hoje com 25 anos, é guia turístico e lidera mutirões de limpeza, recolhendo regularmente o lixo abandonado no local por visitantes mal-educados. Pelas suas contas, desde que iniciou o projeto já retirou cerca de 4 toneladas de imundícies. Começou a fazer o serviço de forma quase artesanal, alugando pequenos barcos, com apenas dois amigos para ajudá-lo. Atualmente comanda grupos de voluntários que por vezes chegam a sessenta pessoas.

“Estou conseguindo deixar esta praia limpa, do jeito que ela merece ficar

Filho de pais cariocas, Pedro nasceu em João Pessoa, na Paraíba, e passou a infância entre as duas cidades, até que, aos 10 anos, voltou de vez para o Rio. “Fiz muitas trilhas nesta região e aos poucos fui notando as necessidades da área. Vi que um antigo morador costumava queimar o lixo deixado na areia, pois não tinha como removê-lo de forma adequada”, lembra o fundador da ONG Amigos do Perigoso. Com o crescimento do projeto, ele vem ampliando as frentes de atuação para além da limpeza. Promove, por exemplo, o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e faz a manutenção das placas que indicam as trilhas nas montanhas ao redor. Também tem se especializado em dar palestras sobre educação ambiental e descarte correto de resíduos. Planos para 2015: expandir os trabalhos para outras praias selvagens, iniciar a restauração da flora do manguezal de Guaratiba e realizar oficinas de reciclagem nas escolas da região para conscientizar as crianças desde cedo. “A minha maior alegria é ver que estou conseguindo deixar esta praia que eu amo do jeito que ela merece ficar: limpa, sem resíduos. A Praia do Perigoso é um lugar único, não tem nada igual no Rio, ela precisa ser respeitada”, diz Pedro Felipe.

+ Tião Santos atua pela conscientização ambiental e reciclagem

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.