Continua após publicidade

Peça que retrata o mundo carnavalesco chega ao Rio

Porque ela baila na avenida vazia? A peça Entregue Seu Coração no Recuo da Bateria, estreia daqui a duas semanas no Teatro Gonzaguinha 

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h06 - Publicado em 4 jun 2016, 01h00

a) …porque a escola foi embora e a deixou para trás.

b) …porque já está ensaiando para o desfile de 2017.

c) …porque é atriz e tinha de testar o figurino da peça.

d) …porque, desde menina, nutriu esse sonho. 

A resposta correta é a letra C, mas quem marcou D também não errou de todo. Trata-se de Gabriela Estevão, protagonista da peça Entregue Seu Coração no Recuo da Bateria, que estreia daqui a duas semanas no Teatro Gonzaguinha, na Praça XI, por sinal pertinho do Sambódromo. Ela vive Ceci, porta-bandeira que cai na briga com seu mestre-sala (Pedro Monteiro) antes de o desfile começar. O texto é de Monteiro com Marcus Galiña e a direção coube a Joana Lebreiro. Na vida real, Gabriela já rodou com um pavilhão — não na Sapucaí em uma escola de ponta, mas, sim, num bloco, o Meu Bem Volto Já, do Leme. 

Restauração após 104 anos

Continua após a publicidade
Selmy Yassuda
Selmy Yassuda ()

Sob a direção do arquiteto mineiro Thoni Litsz, está prevista para outubro a inauguração da Casa de Cultura Solar de Laranjeiras. Ela vai funcionar na mansão que um dia pertenceu à família do marechal Ângelo Mendes de Moraes, prefeito da cidade entre os anos de 1947 e 1951, que lá morou até sua morte, em 1990. Erguido em 1912, o casarão tem cerca de 580 metros quadrados de área construída e outros 500 metros quadrados de terreno, tudo isso tombado pelo Patrimônio Histórico. Agora passa por obras e em breve servirá de palco para oficinas de pintura, gastronomia e restauração. Receberá também eventos e exposições, notadamente sobre aspectos culturais do Rio.

Boneco ligeirinho 


Tiago de Paula Carvalho_Divulgação
Tiago de Paula Carvalho_Divulgação ()

Continua após a publicidade

Este é Petekim, a mascote do badminton. Ele estará neste sábado (4) no Parque Olímpico, na Barra, onde foram montadas quinze quadras para a divulgação do esporte da peteca: ali, atletas e instrutores vão receber 300 estudantes, de vinte colégios. Pouco praticado no Brasil, embora considerado um dos esportes mais populares do mundo, o badminton é muito movimentado, e seus jogadores usam uma raquete tão leve quanto potente: as petecas atingem até 400 quilômetros por hora. A fantasia do boneco é de espuma, arame e plástico, e ele ficará correndo de um lado para o outro, ágil e rápido como a modalidade que representa.

839 visitantes… 

…do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, foram entrevistados pela própria instituição, numa pesquisa que durou um mês, e que levou à seguinte conclusão: 42% deles não tinham o costume de frequentar lugares dessa natureza, 30% não visitavam museus havia pelo menos um ano e cerca de 11% disseram que nunca tinham sequer entrado em um museu. Outros resultados do levantamento: 55% das pessoas ouvidas são do sexo feminino e, entre os cariocas, os residentes da Zona Norte (43%) são maioria comparados a quem mora nas zonas Oeste (30%), Sul (20%) e central (7%).

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.