Verão do óleo?

Secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc admite que vazamento na Bacia Campos pode atingir praias do Rio

As praias do Rio podem ser atingidas pelo vazamento de óleo provocado pela Chevron na Bacia de Campos em duas semanas. A informação foi dada pelo secretário de ambiente do estado, Carlos Minc. Segundo o secretário, dois terços do óleo derramado ainda não chegaram a superfície. Impregnado nas rochas, ele pode demorar ainda de três a quatro dias para aflorar. Entre as praias com maior risco estão as de Angra dos Reis e Búzios, mas o derramamento pode atingir também o Espírito Santo e São Paulo. A substância chegaria ao litoral em pelotas, chamadas por Minc de bolas de piche.

Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a mancha tem atualmente seis quilômetros de extensão. A ANP informou ainda que a Chevron mentiu e ocultou informações sobre o vazamento, que começou há 15 dias. Durante uma semana, vazaram em média 330 barris por dia. Como punição, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) aplicou multa de 50 milhões de reais e há possibilidade da multinacional ser proibida de operar no país. Depois de verões inesquecíveis, como o do topless, em 1980, e o do Píer de Ipanema, em 1972, a estação mais quente de 2012 pode ficar marcada pelas praias impregnadas de óleo.

Abaixo, assista a um vídeo feito no fundo do mar com imagens do vazamento

[—V—]

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s