Continua após publicidade

Intriga internacional

Livro conta a história, pouco conhecida, dos jornalistas e comerciantes chineses que, tidos como agentes do comunismo, foram presos no Rio em 1964

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 13h02 - Publicado em 13 ago 2014, 18h12

Contando uma história, pouco divulgada, sobre o maior incidente diplomático envolvendo Brasil e China no regime militar, O Caso dos Nove Chineses, recém-­lançado pela Objetiva, revela o grau de paranoia que costumava mover algumas ações da ditadura. O presidente João Goulart tinha visitado aquele país em 1961, e a partir de então veio o temor de que por aqui fosse instalado um projeto socialista ? assim, a partir de 1964, qualquer grupo de orientais andando na rua era visto como perigoso, na ótica dos agentes da repressão. No livro, Murilo Fiuza de Melo e Ciça Guedes mostram como uma ação desastrada de órgãos militares acabou transformando pessoas comuns em “heróis de Mao Tsé-tung”: jornalistas e comerciantes chineses em missão legal foram presos e torturados sob a suspeita de serem “agentes internacionais instalados no Brasil para disseminar o comunismo”. O apartamento que ocupavam no Flamengo (foto) foi invadido por homens do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), e só um ano depois eles seriam soltos, mas logo expulsos do território nacional, conduzidos pela polícia até o embarque, no Galeão. O caso adiou a aproximação entre os dois países, o que só viria a se dar em 1974.

Acervo Nacional/Acervo Correio da Manhã (foto principal), Arquivo público do Estado do RJ -APERJ (retratos)
Acervo Nacional/Acervo Correio da Manhã (foto principal), Arquivo público do Estado do RJ -APERJ (retratos) ()

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.