Newton Rezende

Lupas são oferecidas para o exame de detalhes divertidos das criações, muitas delas retratando cenas urbanas

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Na visita à mostra, a primeira sensação é de que se fez justiça. Artista hoje relegado ao esquecimento, o paulistano Newton Rezende (1912-1994) viveu seu auge entre os anos 60 e 80. Naquele período, distinguiu-se pela técnica única, aplicada em pinturas de notável riqueza cromática, repletas de pequenos detalhes e misturadas a colagens. Sob a curadoria de um fã, o editor Leonel Kaz, 93 expressivas criações, muitas delas retratando cenas urbanas, foram espalhadas por dois andares. Lupas são oferecidas para o exame de detalhes divertidos, como fotos, recortes de revista e alguns objetos colados nas telas. Uma das obras mais arrebatadoras do acervo é Noiva em Campo Santo (1970), óleo sobre madeira com colagens. Com 1,20 metro de largura, o trabalho traz em destaque a mulher em traje de casamento, personagem presente em outras criações, cercada de parentes e amigos de Rezende, bicicletas, marinheiros, relógios, figas, caveiras, figuras marinhas, gaiolas…

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 28 de julho.

Merchandising: publicitário de carreira, Rezende espalha inúmeras marcas, algumas hoje extintas, por suas criações

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s