Continua após publicidade

Manabu Mabe

A presença de telas iniciais doa rtista, de fins dos anos 40, é uma das curiosidades que justificam a visita à exposição Chove no Cafezal

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h14 - Publicado em 30 ago 2013, 13h26

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Ao desembarcar no Brasil, em meados da década de 30, o japonês Manabu Mabe (1924-1997) tomou o rumo de muitos de seus conterrâneos naquela época: as fazendas de café no interior do estado de São Paulo, onde boa parte das levas de imigrantes encontrava trabalho. Ainda em Lins, cidade onde sua família se radicou, o interesse pela arte começou a falar mais alto. A presença de suas telas iniciais, de fins dos anos 40, é uma das curiosidades que justificam a visita à exposição Chove no Cafezal ? Mabe, da Figura à Abstração, em cartaz na Caixa Cultural, com curadoria de Enock Sacramento. Entre as trinta pinturas há uma bucólica paisagem de Lins, de 1949, com suas ruas de terra e uma igreja ao fundo. As obras mais antigas na exposição são de quatro anos antes: duas naturezas-mortas com frutas. Especialmente para quem não conhece a trajetória do artista, porém, o mais interessante é a oportunidade de conferir a evolução de sua produção ? no caminho indicado pelo nome da mostra. A partir da segunda metade dos anos 50, começam a aparecer imagens que evocam de maneira mais livre paisagens concretas, como um cafezal ou uma cidade. Progressivamente, entretanto, vão se impondo criações puramente visuais, caso de Vibração Momentânea, de 1955. Cinco desenhos completam o acervo.

Caixa Cultural ? Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até domingo (8).

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.