Museu do lixo

O dia em que uma montanha de sujeira apareceu nas areias da princesinha do mar

Copacabana viveu uma cena insólita essa semana. Uma montanha de lixo foi deixada pela Comlurb na altura do posto 4, quase no calçadão, nos dias 20 e 21. Alguns pensaram ser uma instalação artística. Mas era lixo de verdade. Despejadas pelos banhistas nas areias do bairro, durante o feriado de São Sebastião, aquelas 40 toneladas de resíduos formaram uma espécie de museu do lixo.

O laço de fita vermelha envolvendo a inusitada obra passou a mensagem de que toda aquela sujeira é o presente que cariocas e turistas porcalhões deixam para a cidade a cada domingo ou feriado. Quarenta toneladas correspondem à metade do que a Comlurb recolhe num dia de praia cheia em Copacabana ? a outra metade é descartada corretamente, nas lixeiras laranjas. ?É dos piores hábitos que nós temos, e por isso mesmo precisamos mudar com urgência?, disse o médico Ricardo Moura, impressionado com a montanha de lixo.

Existem 560 contêineres de lixo na orla de Copacabana: sempre em dupla, são dois a cada 25 metros. Cento e vinte garis fazem a rotina de limpeza em toda a faixa de areia, utilizando quatro tratores e dois caminhões. Do Leme ao Pontal, um batalhão de 630 garis limpam as praias ? quatro vezes mais que no verão passado. As 160 equipes do Lixo Zero espalhadas pela orla desde o início do verão já multaram 560 pessoas em Copacabana. O segundo lugar nesse ranking de praias nada honroso pertence a Ipanema, com 90 infrações.

Apesar das multas e do aumento de garis e lixeiras, o lixo jogado na areia não diminui. ?Nada muda se a gente não muda. Essa é uma dívida que o carioca tem consigo mesmo?, diz Moura. E, principalmente, com a cidade.

Divulgação / Comlurb

Divulgação / Comlurb

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s