Livros na decoração

Arquitetos dão dicas de como arrumar os livros de forma criativa em casa, fugindo das clássicas estantes empoeiradas

Sua estante de livros anda bagunçada, ou pior, eles estão todos espalhados pelos cantos da casa? Pois saiba que estão dando a maior sopa quando, na verdade, poderiam render um bom caldo. As obras literárias podem ser integradas de forma criativa à decoração, economizando espaço e conferindo um ar descolado aos ambientes. Fuja do básico. Veja a seguir ideias super bacanas para aproveitar (e transformar) a sua biblioteca particular. As dicas são dos arquitetos Maria Helena Torres, Renato Tavolaro, da Leicht, e Solange Medina.

MESA LATERAL OU DE CENTRO

Crie um ou dois montes de livros, de preferência usando exemplares grandes e volumosos, e apoie um vidro ou tábua de madeira sobre eles se quiser.

Reprodução

Reprodução

LUMINÁRIA

Você também pode aproveitar as brochuras como base para abajur ou luminárias.

Reprodução

Reprodução

MÓVEL-BIBLIOTECA

Livros inseridos no próprio mobiliário, como no sofá a seguir, ou embaixo das escadas, deixam a casa um charme. Aproveite vãos, vigas e outros espaços vazios para preencher com literatura.

Reprodução

Reprodução

OBJETOS REINVENTADOS

A televisão velha, por exemplo, pode virar uma ótima caixa para livros, assim como uma bela gaiola fora de uso e aquela mala de viagem antiguinha, retrô, que você deixa escondida no armário.

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

EFEITO DEGRADÊ

Livros separados por cores ficam bem decorativos, deixando a boa e velha estante de cara nova.

Reprodução

Reprodução

ESTANTES DESCOLADAS

O móvel não precisa ser careta, quadradão. Invente formatos diferentes para acomodar os livros. Vale até embutir a estante no teto, com iluminação indireta e barra de alumínio para segurar as obras.

Reprodução

Reprodução

Divulgação / Maria Helena Torres

Divulgação / Maria Helena Torres

Reprodução

Reprodução

PRENSA-LIVROS ELEGANTES

Os leões a seguir são esculpidos em mármore. Mas você também pode apostar em peças divertidas, que formem palavras, por exemplo, para amparar as obras.

Divulgação / Solange Medina

Divulgação / Solange Medina

À PROVA DE ESTRAGO

O álbum de casamento abaixo foi colocado dentro de uma caixa de acrílico sob medida para ficar sobre a mesa protegido de poeira, copos molhados etc. A ideia vale também para livros, como belos encadernados de arte.

Divulgação / Solagne Medina

Divulgação / Solagne Medina

NICHOS NA COZINHA

Uma pequena biblioteca gourmet leva mais vida ao ambiente, além de deixa-lo mais descontraído e moderno. A dica é misturar as brochuras com utensílios de cozinha em nichos na altura do cozinheiro, para facilitar a consulta.

Divulgação / Leicht

Divulgação / Leicht

CESTO NO BANHEIRO

Coloque-os num belo cesto de vime, numa caixa forrada com tecido ou num banco baixinho. Escolha as obras mais interessantes para uma rápida folheada.

Reprodução

Reprodução

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s