Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

100% nacional

Hambúrguer com grife. Essa é a proposta da Reserva TT, a ser aberta em agosto no Arpoador. Diz que fará “o primeiro sanduíche 100% brasileiro”, e por isso ingredientes tradicionais sofreram adaptações: o ketchup, por exemplo, dá lugar a um molho barbecue de goiabada. Tal como farmácia, a loja, mesmo fechada, terá portinhola para famintos da madrugada. E o TT, para quem não ligou as letras à pessoa, é de Thomas Troisgros.

UM NOVENTÃO RECEPTIVO

historias-cariocas-abre-02.jpg

historias-cariocas-abre-02.jpg

Oportunidade rara, o Copacabana Palace está abrindo as portas para a visitação de adolescentes de escolas públicas. O hotel, que festeja noventa anos, receberá, primeiramente, alunos dos colégios mais próximos, como Infante Dom Henrique e Roma. Serão 45 participantes em cada tour e, para a multidão não assustar os hóspedes, resolveu-se dividir a trupe em grupos. Enquanto meia dúzia conhece a piscina, outros tantos entram na suíte presidencial e alguns circulam pelo corredor observando fotos de celebridades estrangeiras que ali já ficaram. Depois das escolas, chegará a vez de os filhos dos próprios funcionários darem uma de turistas, guiados pelos luxuosos salões do velho Copa.

Guerreiro de aço e lixo

historias-cariocas-abre-01.jpg

historias-cariocas-abre-01.jpg

Quem passou pelo Shopping Downtown, na Barra, nos últimos dias, viu que seus jardins receberam obras feitas de sucata e aço inox. São do artista plástico paulista Zê Vasconcellos e têm pegada eclética: uma retrata tacadas de polo, outra — chamada O Ego — é claramente inspirada em Hamlet, de Shakespeare, com o detalhe da caveira na mão do pensador. Mas a mais comentada, e maior de todas, com quase 4 metros de altura e 5 de comprimento, apresenta São Jorge a cavalo, na clássica cena de combate ao dragão. Homenagem de Zê ao Rio, a escultura levou seis meses para ficar pronta.

Relicário na Lapa

historias-cariocas-abre-04.jpg

historias-cariocas-abre-04.jpg

No embalo da vinda do papa ao Rio, encontra-se exposto no restaurante Santo Scenarium, na Lapa, dentro de um dos oratórios da casa, um relicário de São Francisco de Assis. É uma peça com 7 centímetros de diâmetro, de prata, original de 1662, enviada em 1956 à Santa Sé (o lacre está no verso, como se vê na foto menor) para confirmar sua autenticidade — nela há um pedaço de meio centímetro de osso do santo. A ideia inicial era guardá-la em cofre após a volta do pontífice para o Vaticano. Mas se decidiu deixá-la à vista dos clientes por mais duas semanas.

O VENTO É PARA TODOS

Estamos no inverno, mas a água, especialmente na Praia do Pepê, não anda tão fria, beirando os 21 graus. Época boa para aprender kitesurf, esporte em que o atleta, de pé na prancha, é puxado por uma espécie de parapente. Melhor ainda se o curso for gratuito, caso do Para Todos, parceria da subprefeitura da Barra com empresas privadas. As inscrições foram abertas há poucos dias. Boa parte das vagas foi preenchida, rapidamente, por moradores da Rocinha. Portanto, é bom correr. Para depois — quase — voar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s