Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Imagens do paraíso

Era uma vez um diplomata do século XIX, figura austera, de vasto bigode, nome fundamental na luta pela liberdade dos escravos. Chamava-se Joaquim Nabuco, e nasceu num 19 de agosto, tempos mais tarde instituído como Dia Internacional da Fotografia. Pois o bisneto do líder abolicionista, também batizado Joaquim Nabuco, tornou-se fotógrafo por profissão e gira o mundo divulgando imagens do Rio, como esse slackline em Ipanema. A foto estará em Paradise in Brazil, obra editada nos Estados Unidos e impressa na China, a ser lançada no dia 28 de março na Livraria da Travessa do Leblon. Casado com a modelo Deyse Krieger, ele prepara um livro com mulheres lindas (a própria esposa inclusive) posando ao lado de animais selvagens.

Ioga para os fortes

historias-cariocas-05.jpg

historias-cariocas-05.jpg

Serão formadas daqui a duas semanas, no Espaço Nirvana, as primeiras turmas da chamada oss-ioga, técnica criada pelo professor Edson Ramos para esse requintado spa urbano da Gávea, incorporando movimentos de MMA às delicadas posturas orientais. A ideia é aliar as duas filosofias para conquistar boa forma e equilíbrio. Em relação às práticas iogues tradicionais, sua-se muito mais na nova modalidade — um gasto de cerca de 1 000 calorias numa aula de 75 minutos. Mesclando uma dúzia de artes marciais na mesma atividade, vai requerer força nas mãos e deve fazer sucesso entre as mulheres. Na foto, a professora Izabella Fajardo, 37 anos, da Barra

da Tijuca, aluna-modelo do novo estilo.

Memória da cidade

Reprodução da Internet

Reprodução da Internet

Por duas noites, no início do mês que vem, um carro equipado com projetor vai parar em frente a imóveis que um dia já foram cinemas de rua, mas viraram igreja, farmácia ou loja de departamentos. Serão exibidas, nas paredes, imagens de arquivo e cenas captadas no próprio local da ação. Ao mesmo tempo, um cortejo com gente vestida de panos brancos puxará assunto com os passantes sobre o desaparecimento dessas salas. É a videointervenção Cine Fantasma. O trajeto da trupe deverá incluir a Tijuca, um dos bairros que mais presenciaram a corrida dos cinemas para os shoppings – acima, o Cine Carioca (em 1958), que na década de 90 fechou, dando lugar a um templo religioso. No dia 12 de março, o CCBB, no Centro, promoverá debate sobre o tema.

A arte de olho no Rio

historias-cariocas-04.jpg

historias-cariocas-04.jpg

Estas telas de Andy Warhol (à esq.) e Picasso ficaram por cinco dias, em setembro, expostas ao público carioca, durante a feira Art Rio, no Píer Mauá. Engrossavam o rol de obras-primas do estande da galeria americana Gagosian, considerada a maior do mundo. Nas últimas semanas, porém, ela tem vivido uma debandada de importantes contratados, como a japonesa Yayoi Kusama. Pois bem. Em paralelo às notícias da suposta crise, aumentam as especulações sobre a vontade do dono, Larry Gagosian, de abrir sua primeira filial no Hemisfério Sul — mais exatamente no Rio. Ele já está até procurando o imóvel ideal.

Disco voador no Recreio

historias-cariocas-01.jpg

historias-cariocas-01.jpg

Este é o layout do Omega, prédio que sobe na orla pertinho da Praia do Pontal. Tem algo de bizarro, e até já ganhou o apelido ?disco voador? por causa das lâmpadas de LED na borda das varandas. Mais luxuoso que os vizinhos, terá vinte itens de lazer e serviços (veja o quadro), algo um tanto incomum para edifícios de apenas quatro andares. Seu metro quadrado é, por isso, 10% mais caro que a média da região, hoje em 9 000 reais.

historias-cariocas-03.jpg

historias-cariocas-03.jpg

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s