Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus moradores

Memória da cidade

O homem segurando o sorriso, que posa ao lado dos filhos Arly, Ady e Ary, é Apparício Torelly, mais conhecido como barão de Itararé, pseudônimo com o qual assinava seus artigos em A Manha ou no Diário de Notícias. O humorista acaba de ganhar alentada biografia, de 500 páginas, escrita por Cláudio Figueiredo, lançamento da Casa da Palavra. No livro, chamado Entre sem Bater, há histórias saborosas de um Rio que não existe mais. Em 1946, por exemplo, Apparício recebeu de surpresa no escritório da Cinelândia o seu grande antagonista: era Getúlio Vargas em pessoa, àquela altura senador e batendo ponto no saudoso Palácio Monroe, a poucos metros do Edifício São Borja. O ex-presidente atravessou a rua e subiu até o 10º andar só para dar um oi ao barão, seu ?inimigo cordial?, como eles são definidos pelo autor da obra.

Grécia-Ipanema, passando por Paris

historias-cariocas-02.jpg

historias-cariocas-02.jpg

A visão é impressionante, algo surreal: estátuas gregas passeiam na praia, algumas brincam numa piscina de plástico, outras vendem chapéus e sacos de biscoito ? e a maioria, naturalmente, está nua. Mas não passa de um exercício de imaginação. Trata-se de colagem fotográfica do artista plástico paulista Almir Reis, radicado no Rio há vinte anos. Em agosto ele inaugurou uma galeria que leva seu nome na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, numa salinha que já foi endereço de sex shop e estúdio de tatuagem. Lá há seis quadros como esse (com 1 metro de altura), que podem ser comprados por cerca de 4?000 reais cada um. Todas as fotos das obras gregas foram tiradas por Almir recentemente em Paris, em museus como o Louvre e o D?Orsay.

O psicodélico veículo do surfe

historias-cariocas-03.jpg

historias-cariocas-03.jpg

Tony Portinari, sobrinho-neto do pintor de quem herdou o sobrenome, é surfista e vende skates e roupas a seus colegas de tubos. Sua loja na Barra é pioneira nos equipamentos para surfe a remo, modalidade que tem feito a cabeça de atores como Murilo Benício e Isis Valverde e de esportistas como Fernanda Keller e Bernardinho. Mas o item mais caro não fica na vitrine da Art in Surf, e sim na garagem da casa: pelo Fusca 1978, pintado recentemente por Elisio Tiúba, já houve ofertas de 30 000 reais. O carro ainda anda e em breve deverá ser usado em ações de marketing ? Tony pensa em sair por aí badalando um modelo de prancha inflável, nova sensação entre os brothers, tão prática que cabe até em pequenas mochilas.

A implosão de um símbolo

historias-cariocas-04.jpg

historias-cariocas-04.jpg

Começa nesta segunda-feira (22) a derrubada da Perimetral. Mas calma, o viaduto ainda ficará aberto ao trânsito, pois virá abaixo aos poucos. Essa primeira parte da obra, na verdade, vai dar cabo de um trecho que há dois anos permanece desativado, próximo da Praça Mauá. Máquinas gigantes cortarão 550 metros cúbicos de concreto, e mais para o fim da semana sairão de cena dezoito vigas de metal, que respondem por 1% da totalidade da via. Parte do esforço de revitalizar e embelezar a Zona Portuária, a morte definitiva da via expressa está marcada para abril do ano que vem.

Agenda corrida

historias-cariocas-06.jpg

historias-cariocas-06.jpg

Ele estará entre nós por apenas um dia e meio ? e só mesmo um sujeito rápido como Usain Bolt poderia cumprir tantos compromissos em tão pouco tempo. O jamaicano recordista dos 100 e dos 200 metros rasos chega na terça (23) para participar da divulgação do novo tênis da Puma, sua principal patrocinadora. Vai embora na quarta, não sem antes visitar o Cristo e o Engenhão, além de tocar numa balada. Confira abaixo.

Chega de madrugada.

Toma café no Fasano, onde ficará hospedado.

De manhã se reúne na Vila Olímpica com o prefeito Eduardo Paes.

Logo após, conversa com jovens atletas.

Depois do almoço irá ao Cristo Redentor.

No fim da tarde conhecerá o Engenhão.

À noite vai atacar de DJ numa festa.

Na manhã seguinte participará de ações publicitárias.

À tarde dará entrevistas.

E à noite ele voará (de avião) para Kingston.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s