Histórias cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e a vida na cidade

Memória da cidade

Construções históricas, prédios tombados e bens culturais da cidade ganham destaque nos mapas lançados nesta semana pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Estão sendo impressas 5?000 cópias, para distribuição em escolas, bibliotecas e pontos de informação turística. Os mapas foram divididos em quatro regiões: o exemplar Centro e Porto reúne pérolas da arquitetura urbana; Urca e Leblon destaca lugares marcantes da história da música brasileira; Zona Norte e Santa Cruz ressalta os pontos de samba; e Glória e Cosme Velho aponta, principalmente, prédios que serviram ou servem de moradia a personalidades (veja ao lado), como o imponente Palácio São Joaquim, erguido na Rua da Glória em 1912, hoje residência oficial do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.

Por uma orla mais bela

Fernando Frazão

Fernando Frazão

Que tal colocar uma roda-gigante em Ipanema? Ou é melhor construir vinte deques no Recreio? E se houvesse o dobro de chuveiros na areia da Barra? Caso você tenha alguma ideia interessante para implementar na orla, é hora de se envolver no movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, que fechou parceria com a Skol para o lançamento de uma lata de cerveja de 270 mililitros com o logotipo da campanha. O lucro irá para um dos projetos bolados pelos consumidores ? que podem fazer suas sugestões pelo site www.skol.com.br/rioeuamoeucuido. Um comitê escolherá as melhores (e mais viáveis) ações e, depois, elas entrarão em votação entre os participantes. O projeto vencedor vai virar realidade.

Plantando e cantando

Larissa Somberg / Divulgação

Larissa Somberg / Divulgação

Mais que um trocadilho, o nome do projeto é mesmo sugestivo: Muda Rio. Tem como meta estimular os cariocas a adotar canteiros em logradouros públicos, e seu pontapé inicial será dado na manhã de quarta (29) na Praça Saens Peña, na Tijuca. A iniciativa é da paisagista Beatriz Santiago, que vai distribuir 100 mudinhas de dionela ? a planta que decora as árvores na imagem acima. Com apoio da subprefeitura do bairro, o evento contará com show da banda da Guarda Municipal. Haverá ainda a demonstração do grupo Só Limpeza, da Comlurb, e palestras com o pessoal da Fundação Parques e Jardins.

Sacolas com mis visual

Ale Matos / JPC

Ale Matos / JPC

Até semanas atrás, podiam ser vistas na Cinelândia as famosas, e imensas, fotos aéreas do ativista ambiental Yann Arthus-Bertrand ? estavam reunidas na exposição A Terra Vista do Céu. Os quadros do francês já saíram de lá, mas agora suas obras podem ser encontradas em sacolas de mercado. A rede Pão de Açúcar pegou emprestadas belas imagens que Yann fez do Rio (como o grafismo de guarda-sóis à beira- mar) e está vendendo, por 8 reais, bolsas reutilizáveis com essas estampas. São parte de uma campanha contra o uso de sacos plásticos, nocivos para o meio ambiente. Feitas de um material denominado ?não tecido?, pesam 200 gramas e podem car­regar até 15 quilos.

Vida sem lesões

historias-cariocas-05.jpg

historias-cariocas-05.jpg

Dados do IBGE atestam que o Rio hoje é, proporcionalmente, a cidade com mais idosos no país. De olho neles, surgem cursos, academias e, nas ruas, aparelhos de ginástica. Há mais uma novidade para quem já passou dos 60: o programa antiquedas do Espaço Stella Torreão, na Lagoa. Fisioterapeutas mostram como se deve subir escadas, além do melhor jeito de carregar objetos e de pentear o cabelo sem risco de lesão ou torcicolo. Veja o quadro.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s