Histórias Cariocas

Memória da Cidade

Produções que se tornaram emblemáticas do cinema nacional – e, mais especificamente, do carioca – serão exibidas a partir de terça (dia 9) no Centro Cultural Correios, no Centro. Filmes como Rio Zona Norte e Amei um Bicheiro, que revelam a cidade de 50, 60 anos atrás, fazem parte do Festival Grande Otelo, evento reunindo mostra de fotos, debates e um vídeo-documentário inédito, feito especialmente para a ocasião. Mineiro de Uberlândia, o ator, um craque nas comédias, viveu seus últimos dias na Urca. Morreu em 1993, aos 78 anos, de enfarte, quando o avião em que viajava pousou em Paris. Ele ia à França para receber um prêmio pelo conjunto de sua obra.

Bairros que viram canções

pedro kirilos/riotour

pedro kirilos/riotour

A foto mostra duas vizinhanças – Ipanema, embaixo, e o Leblon, em cima – que encantam cariocas e inspiram compositores de variadas gerações. Aos 28 anos, Ana Cristina debuta em disco (Acaso) pela Biscoito Fino, falando sobre o pôr do sol ipanemense e a luz do céu da orla. Para o encarte, ela posou na areia e pedalou na ciclovia da Vieira Souto. O veterano Oswaldo Montenegro, por sua vez, festeja 35 anos de carreira com De Passagem, com pegada mais urbana que romântica: Facebook e Orkut agora são rimas em seus versos. Nas fotos do CD, o menestrel atravessa a Ataulfo de Paiva, observa de longe o Morro Dois Irmãos e anda na laje de um flat na Afrânio de Melo Franco.

Pais e filhos ligados por uma mesma paixão

Gustavo Cabelo

Gustavo Cabelo

Uma exposição em cartaz no Rio Design Barra revela um pouco da cultura de praia do carioca. Organizada pela loja Bintang, aproveita a proximidade do Dia dos Pais para mostrar fotos de famílias que pegam onda unidas. Os retratos funcionam como flagrantes da interação entre gerações, com o velho surfista sempre dando dicas para o filho: do jeito certo de entrar na água a como manter o equilíbrio em cima da prancha. Em destaque, astros do esporte como Rico de Souza e Tico Cavalcanti (na foto, Américo Pinheiro e seu lourinho Mauí). Objetos pessoais, roupas, pranchões, pôsteres de antigos campeonatos e até uma Rural 66 (carro que foi símbolo do movimento surfe) completam a mostra.

Os garçons entram em cena

RENATO ANTUNES

RENATO ANTUNES

No vaivém da cozinha para o salão da Casa Julieta de Serpa, no Flamengo, eles costumam servir folhados, bolinhos e sucos, como parte do requintado chá das cinco diário. De duas semanas para cá, porém, a rotina destes garçons se modificou: tiveram noções básicas de teatro para se integrar ao elenco de Hollywood,

a magia do cinema, musical de Jules Vandystadt e Carlos Alberto Serpa encenado ali mesmo, num palco improvisado ao lado do restaurante. Paulo Ferreira (na foto, com o mico), Wellington Lopes, Maicon Fonseca, José Marcos Queiroz e Vinícius Milão agora cumprem jornada dupla, carregando bandejas e enfrentando a plateia no papel de lanterninhas. Quando a cortina se fecha, a equipe vem sendo aplaudida de pé.

Uma noite no shopping

hc5.jpg

hc5.jpg

Em breve, dois shopping-centers do Rio terão uma atração a mais, e ela não estará nas vitrines: vão erguer hotéis em seus estacionamentos ou nas áreas de expansão. O Nova América, em Del Castilho, aprova nos próximos dias a construção de dois prédios, com 426 suítes. Assina o projeto o arquiteto Joaquim Bertoletti, da Latini Bertoletti, parceira da Ancar Ivanhoe na investida. “Copa e Olimpíadas estão chegando, é hora de apostar em hotelaria de negócios”, ele diz. Correndo atrás do filão, o CasaShopping, na Barra, estuda erguer um hotel-boutique em suas dependências. Abaixo, a primeira ilustração de como ficaria.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s