Continua após publicidade

Histórias cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 13h03 - Publicado em 6 ago 2014, 18h45

Entre Monet e Van Gogh

Arquiteto, urbanista e cartunista (trabalhou em veículos como O Pasquim, O Globo e Jornal do Brasil), Orlando Mollica morreu em maio, aos 69 anos, deixando praticamente pronta uma exposição de obras recentes, focando o Rio. Pois a galeria H. Rocha, no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana, as reuniu de novo, agora sob o título O Futuro Mandou Lembranças. Abre na terça (5), com quadros de paisagens cariocas, como Asa-Delta Numa Tarde Calma na Lagoa Rodrigo de Freitas. Espirituoso, ele costumava dizer que sua inspiração vinha de gênios como Monet e Van Gogh. E aqui vai uma ajuda para quem bateu os olhos e ainda não enxergou: a tal asa, amarelinha, esmaecida, está no canto superior esquerdo.

Espetáculo da natureza

Divulgação/Marcos Lara
Divulgação/Marcos Lara ()

Parece casinha de brinquedo, mas é o chalé de um hotel. Ao seu redor, como numa pintura, surgem cerejeiras, árvores que florescem e ficam assim, frondosas, apenas uma vez por ano, e geralmente isso dura no máximo dois meses ? a foto é da semana passada e elas ainda estão assim. Trata-se da Pousada Tankamana, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, na Região Serrana. Há hóspedes que já reservam a estada com um ano de antecedência, para não perder o espetáculo (é sabido que, no Japão, por exemplo, a florada da cerejeira costuma ser um acontecimento nacional). Noventa por cento da clientela da pousada é de cariocas.

Continua após a publicidade

Orgulho tijucano

Divulgação
Divulgação ()

São 63 referências do bairro, formando a palavra Tijuca. Há nomes bem conhecidos, como Saens Peña, Alzirão e Borel, mas também lugares menos famosos (no destaque). Esta camisa-homenagem, recém-lançada, foi ideia dos irmãos ipanemenses Alan e Renata Grimberg, da QVizu, que consultaram a internet e amigos tijucanos, para não haver falhas.

Espaço redescoberto

Divulgação
Divulgação ()

Um salão subutilizado no prédio anexo acaba de se transformar em biblioteca no Copacabana Palace. Tem 80 metros quadrados, decoração clássica e até uma estátua de cavalo com quase 2 metros de altura. Abriu neste novo formato na quinta (31) e, aos poucos, os livros vão chegando ? muitos deixados pelos próprios hóspedes. A ideia da diretora Andréa Natal é também organizar almoços ali (para até catorze pessoas), com os mesmos pratos servidos no Cipriani, o restaurante do Copa.

historias-cariocas-05.jpg
historias-cariocas-05.jpg ()

Quilômetros por hora

É a velocidade a que chega a peteca no badminton. Esporte semelhante ao tênis, muito popular na Ásia mas sem tradição por aqui, tem no Rio uma atleta que vem sendo vista como promessa para os Jogos Olímpicos de 2016. Lohaynny Vicente, 18 anos, revelada em projeto social numa favela da Praça Seca, será nossa representante, a partir de terça (5), na próxima etapa do circuito mundial da modalidade, realizada num ginásio da Aeronáutica, no complexo de Campo dos Afonsos. Será a primeira vez que o Brasil estará sediando um evento desse porte.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.