Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

ARTE NAS ALTURAS

O ano era 1974, estávamos sob o regime militar e obras de arte pouco formais, como essa da foto abaixo, ficavam na mira dos censores. Tratava-se de um balão concebido pelos irmãos Andreas e Thomas Valentin e por Hélio Oiticica (autorreferido na instalação) que levaria aos céus famosa frase do guitarrista americano Jimi Hendrix. Na época, eles penaram até obter autorização da polícia para erguê-lo ? e de nada adiantou: houve divergências com o fornecedor do gás hélio, a performance prevista não aconteceu e o balão seguiu vazio por décadas. Subirá enfim no domingo (4), na Praia de Ipanema (em frente à Rua Farme de Amoedo), indo depois para o Centro Cultural Correios, no Centro.

A farra do angu

historias-cariocas-05.jpg

historias-cariocas-05.jpg

Este é o angu do Gomes, carro-chefe do restaurante homônimo, na Saúde. Neste sábado (26), cerca de 700 pratos ali serão servidos de graça, na parceria entre os donos do local e a Granfino, desde 1955 sua fornecedora de fubá, o principal ingrediente da iguaria, que também leva miúdos de boi. Criado pelo português Manoel Gomes e vendido anos a fio em carroças na Praça XV, o angu é velho conhecido dos cariocas. Será dado a quem for à estreia do grupo Mulheres no Samba no pequeno palco do lugar, num show com canja de Tia Surica, da Portela.

QUEM É ESSE JESSÉ?

historias-cariocas-04.jpg

historias-cariocas-04.jpg

Acertou quem escolheu B. Imagens como esta, da infância do cantor, estão no sambabook que será lançado na quarta (30), na Fundição Progresso, na Lapa. Escrito por Leonardo Bruno e Jane Barboza, o livro passeia pelos subúrbios, especialmente Cascadura, por botecos e recantos boêmios do Rio, além de Caxias (há fotos do sítio

de Xerém), até chegar à Barra, onde Zeca mora hoje.

Orgulho no peito

Curiosa dobradinha entre a garotada do Liessin, colégio de orientação judaica, em Botafogo, e a grife Reserva (o dono, Rony Meisler, foi aluno de lá) gerou sugestões de novos uniformes. Numa camisa são citados judeus célebres, como o cineasta Steven Spielberg; noutra, o nome da instituição é formado por elementos químicos. Não está descartada pela direção a possibilidade de adotá-las informalmente.

historias-cariocas-02.jpg

historias-cariocas-02.jpg

Calendário da esperança

O nome é bem apropriado ? Segunda Chance. Novo projeto da ONG AfroReggae, em parceria com o grupo de publicidade Artplan, essa agência de empregos se distingue na concorrência porque pretende lidar apenas com um tipo de público: ex-presidiários. Parte da própria equipe, aliás, vem sendo formada por pessoas que também cometeram crimes, cumpriram suas penas e hoje passam pelo duro processo de ressocialização. Sediada no Rio e já com importante braço na capital paulista, sai do forno com cerca de cinquenta empresas parceiras. A festa de lançamento será na segunda (28), no Studio do Cais, de Aderi Costa, na Zona Portuária. O fotógrafo clicou doze ex-detentos que mantêm ligação com o AfroReggae, montando um criativo e tocante calendário, a ser exposto no evento, com os dias aparecendo como se fossem riscos na parede de uma cela. Confira abaixo.

historias-cariocas-01.jpg

historias-cariocas-01.jpg

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s