Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 13h17 - Publicado em 29 nov 2013, 16h52

UM RIO RADIANTE

Você não está enxergando mal, as cores são de fato irreais. Trata-se de um efeito produzido com filme de radiação infravermelha, que transforma cartões-postais da cidade, como o Cristo Redentor, no Corcovado, em paisagens oníricas. Essa foi a proposta do fotógrafo Renan Cepeda, que lança, na terça (3), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Rio Infravermelho, editado pela Casa da Palavra. “Para fazer minhas fotos, aponto para o visível e acerto o invisível”, diz Cepeda. O cineasta Carlos Saldanha (diretor da animação hollywoodiana Rio) dá seu aval e assina textos no livro.

Cenário de cinema

Há duas semanas começou a ser rodado A Esperança É a Última que Morre, filme de Calvito Leal (o mesmo da cinebiografia de Wilson Simonal) estrelado pela comediante Dani Calabresa, com estreia prevista para o segundo semestre do ano que vem. Conta a história de Hortência, repórter que sonha ser âncora na TV e que passa a inventar assassinatos, visando a ter exclusividade na cobertura das notícias. Para a criação de uma fictícia Nova Brasília, serviram de cenários naturais os mais variados ? e distantes uns dos outros ? bairros do Rio. Utilizaram-se locações na Vila Militar, na Cidade Universitária da Ilha do Fundão e nas ruas projetadas da Barra. Confira no mapa a “quilometragem” do longa.

historias-cariocas-04.jpg
historias-cariocas-04.jpg ()
Continua após a publicidade

VIOLÊNCIA GRATUITA

historias-cariocas-03.jpg
historias-cariocas-03.jpg ()

O violoncelista Luciano Correa está com uma bala alojada perto do rim. Sintoma de que a violência vem tendo recaídas na cidade, há dois meses ele viu seu carro ser levado por assaltantes, em Santa Teresa. Entregou o veículo assim que percebeu a intenção dos criminosos, mas não houve jeito: recebeu um disparo à queima-roupa. Ficou dias no hospital ? comprovou-se que o projétil se instalou em local de difícil acesso ?, mas agora, no geral, o músico passa bem. Melhorou tanto que pôde integrar a banda que, na semana passada, lançou, no Studio RJ, em Ipanema, o CD Sessão de Terapia, do programa homônimo do canal GNT, sobre a rotina de um consultório de psicanálise. O disco, assinado pelo tecladista Plínio Profeta, reúne os temas instrumentais da série. Foi o próprio Profeta que contou, no palco, parte da história do tiro em Luciano ? na hora o celista ficou surpreso, mas sem stress: fez um aceno ao amigo, deu um sorriso e provou que, apesar do susto, não está precisando de terapia.

NA TRILHA DO BEM

historias-cariocas-02.jpg
historias-cariocas-02.jpg ()

A ilustração acima mostra como ficará o Bike Park do Complexo do Alemão, parte do projeto Travessia, iniciativa da Light com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e o Instituto Pereira Passos. As obras já estão começando, e o objetivo é que a pista seja concluída até março de 2014. Ao ciclismo, esporte olímpico na modalidade Cross Country, juntam-se outras atividades também contempladas por essa tríplice parceria: haverá melhorias no Espaço Nobre Arte (de boxe), no Morro do Cantagalo, reformas na quadra de basquete de rua embaixo do Viaduto de Madureira e um novo gás para o Favela Surf Clube, do Pavão-Pavãozinho, que ganhará uma máquina de fazer pranchas em série.

100

Na conta dos líderes da Babilônia Feira Hype, este é o número aproximado de grifes que, surgidas ali, aos poucos se transformaram em objetos de desejo do consumidor carioca de moda. Citamos um décimo delas, só para dar uma ideia da importância da feira, criada há dezessete anos: Farm, Via Mia, Espaço Fashion, Alice Disse, Foxton, Reserva, Simek, Complexo B, Alessa, Zinzane. Muito chique. No total, os organizadores garantem ter aberto portas para 4?000 marcas de roupa, mas nem todas, é claro, vingaram. A próxima edição rola neste sábado (7) e domingo (8), na Marina da Glória.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.