Grumari recebe projeto de recuperação da vegetação da orla

Projeto Restingas Cariocas replantará espécies nativas da restinga do local

 

A Praia de Grumari é a mais nova beneficiada pelo projeto Restingas Cariocas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desde a semana passada, a praia, que faz parte de uma área de preservação, recebe os preparativos para o plantio e restauração da biodiversidade da restinga, como prevê a ação. Após a remoção de espécies invasoras, esta semana teve início a plantação de exemplares de pitangueira e bromélia, entre outras. A previsão é de que o trabalho dure dois anos.

A restauração da vegetação da orla teve início no ano 2000, nas praias da Macumba e do Recreio. Pouco depois, o projeto recuperou a Praia da Reserva, ao longo dos seus sete quilômetros de extensão, numa área que hoje integra o Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Nelson Mandela. Desde 2012, a área recebe manutenção, com novo cercamento e enriquecimento da vegetação de restinga, através de recursos de medidas compensatórias. Outros trechos da orla que estão em manutenção são a Praia da Barra (Posto 1), a Macumba e a Prainha. O plantio de espécies nativas de restinga, em substituição a espécies invasoras, tem aumentado a diversidade biológica das praias.

+ Prainha tem selo de excelência renovado

Confira abaixo algumas das 23 espécies nativas da orla produzidas em hortos municipais e replantadas no projeto:

+ As melhores trilhas do Rio

+ Praia do Perigoso: o novo point do verão

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s