Continua após publicidade

É de graça

De shows a exposições, 48 atrações gratuitas para você aproveitar o Rio sem gastar nada

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 15h55 - Publicado em 9 nov 2011, 18h22

SHOWS

DANIELA SPIELMANN QUARTETO. Mais conhecida pelo trabalho à frente da banda do programa Altas Horas, a saxofonista e flautista é a atração da série Música no Jardim Botânico. Lidera um conjunto que tem ainda Domingos Teixeira (violão), Rodrigo Villa (contrabaixo acústico) e Xande Figueiredo (bateria e percussão). Participação do guitarrista Ricardo Silveira. Livre. Centro de Visitantes do Jardim Botânico (150 pessoas). Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 2274-7012. Sábado (12), 17h. Grátis (Distribuição de senhas meia hora antes).

GLOOM E AUTORAMAS. As duas atrações participam do projeto Cedo e Sentado, que traz revelações da cena alternativa brasileira em shows gratuitos. De Goiás vem o quinteto de ska-punk Gloom, formado por Niela (voz e guitarra), Goiaba (baixo e voz), Lucas Tomé (bateria), Yuri Guminiak (trompete e flugelhorn) e Antônio Afonso (saxofone). Velhos conhecidos por aqui, o Autoramas, de Gabriel Thomaz (voz e guitarra), Bacalhau (bateria) e Flavia Couri (baixo e voz), mostra as canções do recém-lançado Música Crocante. 18 anos. Studio RJ (400 pessoas). Avenida Vieira Souto, 110, 1º andar, Ipanema, ☎ 2523-1204, ? General Osório. Quarta (9), 21h30. Grátis.

JORGINHO DO IMPÉRIO. Filho de uma lenda do samba, Mano Décio da Viola (1909-1984), o cantor relembra sambas-enredo do Império Serrano e outros temas que marcaram época. Livre. Centro Cultural Light (182 lugares). Avenida Marechal Floriano, 168, Centro, ☎ 2211-7295. → Quarta (9), 12h30. Grátis (Distribuição de senhas uma hora antes).

SAMBA DE FATO. Formado por Alfredo Del-Penho (violão e voz), Pedro Amorim (bandolim e voz), Pedro Miranda (voz e percussão) e Paulino Francisco Dias (percussão e voz), o grupo comanda a série MPB na ABL, com repertório que engloba Pixinguinha e Geraldo Pereira, entre outros autores de primeira linha. Livre. Teatro R. Magalhães Jr. (280 lugares). Avenida Presidente Wilson, 210, Centro (Academia Brasileira de Letras), ☎ 3974- 2500, ? Cinelândia. Quarta (9), 12h30. Grátis.

TIÃOZINHO DA MOCIDADE. Depois de ganhar três carnavais com a Mocidade, em 1985, 1990 e 1991, fez carreira no exterior como compositor da escolas de samba escandinavas, a exemplo da finlandesa Unidos da Roseira e da sueca Unidos de Ludivika. Canta faixas do disco Mulekê Tião. Livre. Teatro Sesi (350 lugares). Avenida Graça Aranha, 1, Centro, ☎ 2563-4163, ? Cinelândia. Sexta (11), 12h30. Grátis (Distribuição de senhas uma hora antes).

Continua após a publicidade

CONCERTOS

LUIZ GUSTAVO. O pianista dedica a apresentação exclusivamente a sonatas de Beethoven. Marcam presença no programa quatro delas: Op. 2 Nº 1, Op. 78, Op. 27 Nº 2 e Op. 110. Espaço Cultural Finep (180 lugares). Praia do Flamengo, 200, pilotis, Flamengo, ☎ 2555-0717. Terça (8), 18h30. Grátis.

TEATRO

A LOUCURA DE ORLANDO, de Ludovico Ariosto, com adaptação de Mimmo Cuticchio. Espetáculo de bonecos baseado na obra Orlando Furioso, um poema épico escrito em 1516 por Ariosto, apresentado pela companhia Figli d?Arte Cuticchio, sediada em Palermo. Herdeiro do mais tradicional grupo de teatro de marionetes da Itália, Mimmo também chegou a participar de longas-metragens, como O Poderoso Chefão ? Parte III, de Francis Ford Coppola. Acompanhados pelos músicos Marco Badami (violino), Mauro Vivona (trompa), Nicola Mogavero (sax), Alessio Pianelli e Francesco Biscari (violoncelos), Mimmo manipula os bonecos juntamente com o filho Giacomo Cuticchio, Tania Giordano e Fulvio Verna. A encenação gira em torno da história de Orlando, paladino do rei Carlos Magno e apaixonado pela bela Angélica. Mas, por causa do ciúme, ele se transforma em um louco furioso. A trama inclui todo o esforço para recuperar o juízo do principal cavaleiro do exército cristão a tempo de ajudar na batalha contra os mouros em Paris. Direção de Mimmo Cuticchio (90min). Livre. Casa D?Itália ? Sala Itália (200 lugares). Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, Castelo, ☎ 3534-4300. Terça (8), 19h. Grátis. Não haverá distribuição de senhas.

ESPECIAL

Continua após a publicidade

ARTE. Fundador da Bienal de Havana e curador do New Museum of Contemporary Art de Nova York, o cubano Gerardo Mosquera é a atração da palestra “América Latina, arte e internacionalização”. Ele vai fazer um apanhado da produção contemporânea do setor em diversos lugares do planeta. PUC-Rio ? Auditório FB6 do Prédio Frings (180 lugares). Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, ☎ 3527-1001. Segunda (7), 16h. Grátis.

FESTIVAL VILLA-LOBOS. Em sua 49ª edição, a diversificada mostra celebra desta vez o centenário de nascimento dos compositores Nelson Cavaquinho, Assis Valente e José Vieira Brandão, e relembra os oitenta anos de morte de Luciano Gallet. São mais de sessenta atrações espalhadas pela cidade, entre espetáculos infantis, shows, concertos, filmes e oficinas. Na sexta (11), às 20h30, no auditório do Ines, em Laranjeiras, o público poderá conferir a exibição do trio Rosana Lamosa (soprano), Elione Medeiros (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano). No dia seguinte, no mesmo lugar, às 14h, acontece uma oficina de música de câmara. No domingo (13), a partir das 10h, o Jardim Botânico será palco de contação de histórias para as crianças. Confira a programação completa em https://www.fvl.art.br. Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) ? Auditório (200 lugares). Rua das Laranjeiras, 232, ☎ 2285-7546. Jardim Botânico ? Centro de Visitantes. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 3874-1808. Grátis.

PAIXÃO DE LER 2011. Com programação extensa e gratuita, o projeto chega a sua 19ª temporada trazendo como tema as crônicas do Rio e reunindo atrações variadas: peças, debates, performances e leitura de textos. Entre os destaques, neste domingo (6), a partir das 15h, o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, acolhe uma série de montagens teatrais inspiradas em obras de escritores cariocas. Entre elas está Dentro da Noite, dirigida pelo cantor Ney Matogrosso e marcada para as 18h. A partir de terça (8), a Biblioteca de Botafogo torna-se palco de debates. Na quinta (10), às 19h, o convidado é o humorista Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta. Ele vai abordar o gênero literário em questão sob a ótica do bom humor, seja no passado, seja no presente. No dia seguinte, também às 19h, o poeta Ferreira Gullar e o escritor Carlos Heitor Cony se juntam para falar sobre o papel do crônica na vida do carioca. A programação completa está em https://www.rio.rj.gov.br/web/smc/. Centro Cultural Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa; Biblioteca Popular de Botafogo (60 lugares). Rua Farani, 53, Botafogo. Grátis.

CRIANÇAS

✪✪✪✪ CABELOS ARREPIADOS, de Karen Acioly. Seis crianças ? Tico (Kiko do Valle), Cora (Daíra Saboia), Dora (Haline de Oliveira), Ciro (Jonas Hammar), Clara e Flora (ambas Tatih Köhler) ? não dormem desde que tiveram seus sonhos roubados. Protagonistas de um livro do alemão Wilhelm Busch, Juca e Chico (Tony Lucchesi e Jules Vandystadt) aqui interligam cinco histórias musicadas. O texto e a estética da montagem remetem a autores da literatura fantástica, como o próprio Busch e Edgar Allan Poe, e a cineastas influenciados pelo gênero, a exemplo de Tim Burton. Assim, as tramas têm um clima de terror, sem perder de vista a delicadeza. Ótimas canções são levadas ao vivo pelo afiado elenco. Direção da autora (55min). Rec. a partir de 7 anos. Estreou em 15/10/2011. Centro Cultural Banco do Brasil ? Teatro II (155 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Sábado e domingo, 16h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Até 18 de dezembro.

Continua após a publicidade

EXPOSIÇÃO

RIO SÃO FRANCISCO, UM RIO BRASILEIRO. Mineiro de Belo Horizonte, o estilista Ronaldo Fraga, juntamente com seus quatro irmãos, costumava passar as férias com os pais às margens do Rio São Francisco. Essa reminiscência da infância sempre influenciou seu trabalho. O ápice se deu na coleção apresentada na semana de moda verão paulistana de 2008, toda inspirada na cultura ribeirinha. A título de pesquisa, antes de confeccionar as peças, ele empreendeu uma viagem de três meses a bordo de um barco a vapor pelo Velho Chico. Seu trajeto começou na nascente, em Minas Gerais, e foi até o município alagoano de Piaçabuçu. Absorvido pelo tema, desde então ele já voltou àquele leito diversas vezes e calcula ter navegado mais de 5?000 quilômetros.As expedições foram o embrião da mostra Rio São Francisco, um Rio Brasileiro, que chega ao Palácio Gustavo Capanema, no Centro. Ela reúne dez instalações concebidas pelo estilista, que utilizou fotografias, vídeos e trechos de lendas referentes ao rio-mar. Entre os destaques está a peça Cidades Submersas, que traz o ator Wagner Moura em um videodocumentário na cidade baiana onde foi criado, Rodelas, inundada para a construção de uma hidrelétrica. Outro espaço, Lendas do Rio, é constituído de vestidos equipados com um dispositivo de som que emite gravações do poema Águas e Mágoas do Rio São Francisco, de Carlos Drummond de Andrade, na voz de Maria Bethânia. Rio São Francisco, um Rio Brasileiro. Palácio Gustavo Capanema ? Galerias da Funarte. Rua da Imprensa, 16, Centro, ☎ 2279-8085. ? Cinelândia. → Segunda a sábado, 9h às 18h. Grátis. Até 10 de fevereiro de 2012. A partir de sexta (11).

(DES)EQUILÍBRIOS E (IM)PERFEIÇÕES. Marcus Lontra assina a curadoria desta mostra com desenhos, pinturas e esculturas de sete jovens artistas que têm conquistado prêmios e saí­do vitoriosos em editais de patrocínios e residências artísticas. Integram o elenco Alvaro Seixas (RJ), Clara Benfatti (SP), Gustavo Dable (RS), Hugo Houayek (RJ), Luciana Paiva (DF), Túlio Pinto (RS) e Virgílio Neto (DF). R$ 1?500,00 a R$ 100?000,00. Galeria Coleção de Arte. Praia do Flamengo, 278, Flamengo, ☎ 2551-0641. Segunda a sexta, 12h às 18h; sábado, 9h às 13h. Grátis. Até 18 de janeiro de 2012. A partir de sexta (11). https://www.colecaodearte.com.br.

GABRIELE BASILICO. Conceituado fotógrafo milanês de 67 anos, Basilico apresenta nesta individual 63 imagens em médios e grandes formatos. São registros que ele fez aqui no Rio, retratando recantos como a Pedra do Sal e o Mirante Dona Marta. Completam a mostra, que tem curadoria de Nina Dias e da italiana Paola Chieregato, quinze painéis de contatos fotográficos. Integrante da programação do Momento Italia-Brasil 2011/2012, o evento inclui na quarta (9), às 19h30, um bate-papo entre o italiano e o crítico de arte Paulo Sergio Duarte, aberto ao público e com tradução simultânea. Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 18 de dezembro. A partir de terça (8). https://www.oifuturo.org.br.

HAROLDO COSTA ? SAMBA & OUTRAS COISAS. Mostra que celebra as seis décadas de carreira do jornalista, pesquisador, escritor, compositor, ator, produtor e diretor de 81 anos. O acervo inclui fotografias, cartazes, catálogos e livros. Também está prevista a exibição do curta-metragem Odun ? Haroldo Costa, Luz & Tempo, de Renato Vallone. Entre os registros fotográficos há curiosidades como a gravação de um Auto de Natal para o programa Noite de Gala, na extinta TV Tupi. A atração foi ao ar no início dos anos 60 e teve em Haroldo um dos intérpretes dos Reis Magos. O empresário Roberto Medina, na época um menino, fez o papel de um pequeno pastor. Teatro Sesi ? Foyer. Avenida Graça Aranha, 1, Centro, ☎ 2563-4163. ? Cinelândia. Terça a sábado, 11h às 21h. Grátis. Até 27 de janeiro de 2012. A partir de terça (8).

Continua após a publicidade

MÚLTIPLOS + MÚLTIPLOS. Coletiva com trabalhos sobre papel de artistas brasileiros e internacionais, pinçados pelo consultor Maneco Müller. Os nomes principais da mostra são o catalão Antoni Tàpies, tido como um dos mais importantes pintores espanhóis vivos e que exibirá oito litografias, e o premiado californiano Richard Serra, representado por duas gravuras de grandes dimensões. Completam o elenco estrangeiro o artista multimídia argentino León Ferrari e os espanhóis Jordi Alcaraz e Riera i Aragó. R$ 8?000,00 a R$ 30?000,00. Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon, ☎ 2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 12h às 16h. Grátis. Até 20 de dezembro. A partir de terça (8).

ONZE. A sugestiva data 11/11/11 inspira o conceito desta coletiva com onze múltiplos em variados suportes criados por dez artistas e um coletivo, sob curadoria de Marco Antonio Teobaldo. Cerâmica, xilogravura, estêncil e fotografia estão entre as produções de André Malinski, Deco, Divina Huguet, Fuso Coletivo, Geleia da Rocinha, Leila Pugnaloni, Ludwig Danielian, Paulo Carapunarlo, Renata Zambianchi, Rodrigo Villas e Thelma Innecco. Preço único: R$ 1?111,11. Galeria Colecionador Contemporâneo. Avenida Atlântica, 4?240, loja 224 (Shopping Cassino Atlântico). ☎ 2522-4796. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 13h às 19h. Grátis. Até dia 22. A partir de sexta (11), às 19h.

RUBENS IANELLI. Nascido em uma família de artistas plásticos ? filho de Arcângelo e sobrinho de Thomaz Ianelli ?, o pintor, desenhista e escultor paulistano de 58 anos fará nova individual na cidade. O conjunto exibe três esculturas, sendo duas em mármore e uma em aço, além de sete pinturas inspiradas nos seus famosos guaches geométricos criados nos anos 70. R$ 17?000,00 a R$ 38?000,00. Espaço Eliana Benchimol. Avenida Atlântica, 4240, loja 203 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana, ☎ 2513-3307. Segunda a sexta, 12h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 9 de dezembro. A partir de quinta (10).

ÚLTIMA SEMANA

✪✪✪ PAIXÕES PRIVADAS ? A ARTE EUROPEIA NAS COLEÇÕES PARTICULARES DO RIO DE JANEIRO. Esculturas de Rodin e Modigliani, pinturas de Chagall e Kandinsky e objetos da antiguidade greco-romana são alguns dos tesouros da mostra, com cerca de setenta obras pertencentes a vinte importantes acervos, a exemplo das coleções Roberto Marinho e de Geneviève e Jean Boghici. Entre os destaques da coletiva, com curadoria assinada por Romaric Büel, está um exemplar de bronze da escultura O Beijo, de Rodin. Trata-se de uma das primeiras fundições em pequena escala, feita em 1900, de uma das mais icônicas criações do artista francês. Também merecem atenção Busto de Coco, pintura de Pirre-Auguste Renoir, Bicho em Fundo Preto, guache de Wassily Kandinsky, e Cabeça de um Executor, óleo sobre madeira de Hieronymus Bosch. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até domingo (13). https://www.correios.com.br.

Continua após a publicidade

PETRILLO. Fluminense de Valença, o artista plástico e designer de 36 anos exibe na individual Imaterial 25 pinturas inspiradas em plantas de levantamento topográfico. Essas pranchas usadas para descrever relevos de terreno são constituídas de linhas irregulares, exploradas por Petrillo, ora correndo em paralelo, ora convergindo para um ponto, resultando em um interessante grafismo. R$ 2?000,00 a R$ 22?000,00. Almacén Galeria. Avenida Ayrton Senna, 2150 (CasaShopping), Barra, ☎ 3325-8622. Segunda, 12h às 22h; terça a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 15h às 21h. Grátis. Até domingo (13).

✪✪✪ RENAN CEPEDA. Fotógrafo que utiliza há mais de uma década a técnica de light painting ? aumentando o tempo de exposição, ele “pinta” as imagens com a ajuda de lanternas e canetas a laser ?, Cepeda apresenta novos exemplares de sua produção. Na individual Knight Paintings entram 22 trabalhos de médio e grande formato com registros realizados na Espanha. Ele percorreu a região do altiplano de Castela e Leão, no noroeste daquele país, fotografando castelos medievais em ruínas. R$ 1?500,00 a R$ 9?500,00. Galeria Tempo. Avenida Atlântica, 1782, loja E, Copacabana, ☎ 2255-4586. Terça a sábado, 11h às 19h. Grátis. Até sábado (12). https://www.galeriatempo.com.br.

✪✪✪ WALDOMIRO DE DEUS. Pintor naïf baiano de 66 anos, Waldomiro é a estrela da retrospectiva 50 Anos de Pintura. Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, o acervo desvela trinta obras dos anos 60 em que são recriados costumes brasileiros, até trabalhos recentes, a exemplo dos que retratam, à maneira do artista, os atentados de 11 de setembro e o tsunami que devastou o Japão em março. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até domingo (13). https://www.correios.com.br.

EM CARTAZ

✪✪✪ ÁFRICA-BRASIL, AN­CES­TRA­­LIDADE E EXPRES­SÕES CONTEMPORÂNEAS. Realizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, a mostra com fotografias, pinturas, esculturas, cartuns e cartazes apresenta um panorama das nações africanas e sua história. Outro intuito da atração é celebrar a memória do recém-falecido pintor, poeta, escritor e ativista Abdias Nascimento (1914-2011). Centro Cultural Justiça Fede✪✪✪ ÁFRICA-BRASIL, AN­CES­TRA­­LIDADE E EXPRES­SÕES CONTEMPORÂNEAS. ral. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550, ? Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 4 de dezembro. https://www.ccjf.trf2.gov.br.

ALEXANDRE DACOSTA. Artista plástico, cineasta, ator, músico, compositor e poeta, Alexandre despontou com a safra da Geração 80. Na individual Adjetos e Aparatos Femininos, ele exibe esculturas, impressões gráficas sobre tela e poemas-objetos que retratam o universo feminino. Obras como Arrepio e Musa Vertical foram confeccionadas com utensílios domésticos e objetos empregados no dia a dia ? escovas, pinças e batedeiras. Museu da República ? Galeria do Lago. Rua do Catete, 153, Catete, ☎ 3235-5160. ? Catete. Terça a sexta, 10h às 12h e 14h às 18h; sábado, domingo e feriados, 14h às 17h. Grátis. Até dia 15. https://www.museudarepublica.org.br.

AMADOR PEREZ. Há quase quatro décadas o artista visual e professor da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) tem pautado sua criação pelos binômios obra/simulacro, produção/reprodução, materialidade/imaterialidade. Na mostra 1, 2, Perez apresenta dezesseis trabalhos em técnica mista, que juntam desenho, gravura, reprodução xerográfica e tecnologia digital. R$ 9?000,00 a R$ 36?000,00. Jaime Portas Vilaseca Galeria. Avenida Ataulfo de Paiva, 1079, subsolo 109, Leblon, ☎ 2274-5965. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 3 de dezembro. https://www.portasvilaseca.com.br.

ANA MARIA TAVARES. Escultora mineira com trajetória internacional, Ana Maria tem obras em importantes acervos, como o do Kröller-Müller Museum, na Holanda, da Culturgest, em Portugal, e do Frac Basse-Normandie, na França, além de várias coleções no Brasil. Sem expor no Rio desde 1997, ela exibe em Desviantes quatro painéis da série Hieróglifos Sociais, exemplares da série de dípticos Eclipse e a instalação Mesa Oca. Esses trabalhos são desdobramentos da pesquisa que ela faz há catorze anos, manipulando graficamente as plantas feitas por Oscar Niemeyer para a Oca do Parque Ibirapuera, espaço cultural em São Paulo. A ideia é deformar as linhas modernistas. Curiosamente, suas quatro novas criações receberam nomes de motéis do Rio. A partir de R$ 6?000,00. Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 19h. Grátis. Até dia 19. https://www.silviacintra.com.br.

CLAUDIA HERSZ E CLAUDIA TAVARES. As artistas ocupam com suas individuais os salões do Espaço Cultural Sérgio Porto. Na mostra Khaza, com curadoria de Bernardo Mosqueira, Claudia Hersz exibe uma grande instalação constituída de objetos, móveis, encadernações, pinturas e mais de 100 metros quadrados de tapetes que cobrem parte do chão e das paredes. São tapeçarias de estilo antigo (gobelins) que integram a série Scènes de la Vie aux Tropiques. Já Claudia Tavares apresenta, na exposição Nós, fotografias, objetos e o vídeo Inserção em Circuito Amoroso. Espaço Cultural Sérgio Porto. Rua Visconde Silva, s/nº, Humaitá, ☎ 2535-3846. Quarta a domingo, 14h às 21h. Grátis. Até dia 20.

✪✪✪ CLÉCIO PENEDO. Considerado um dos principais nomes do desenho brasileiro contemporâneo, Penedo (1936-2004) é lembrado na retrospectiva Notas de um Percurso Gráfico ? 50 Anos de Arte. Reunido para marcar a passagem de seus 75 anos de nascimento, o material selecionado pelo curador Edson Borges apresenta 120 obras em variados suportes, distribuídas por catorze conjuntos. Entre os destaques estão belos desenhos das séries Geróticos e Inominados. Há também os agrupamentos de obras em que o artista mineiro conjuga a irreverência da pop art com a essência do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade (1890-1954), a exemplo das séries És Tupi do Brasil, Cartilhada e Comei-vos Uns Aos Outros. Museu Histórico Nacional ? Casa do Trem. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. R$ 6,00. Grátis para menores de 5 anos e pessoas com mais de 65 anos. A bilheteria fecha meia hora antes. Grátis aos domingos. Até dia 25. https://www.museuhistoriconacional.com.br.

EM TORNO DA ESCULTURA. Com curadoria de Guilherme Bueno, esta coletiva junta treze trabalhos tridimensionais ? objetos, instalações e esculturas. Estão à mostra criações de Ana Holck, Ana Linnemann, Angelo Venosa, Antonio Manuel, Carla Guagliardi, Carlos Bevilacqua, Daisy Xavier, Estela Sokol, Felipe Cohen, Gonçalo Ivo, Gustavo Speridião, Ivens Machado e Otavio Schipper. R$ 15?000,00 a R$ 60?000,00. Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 7 de janeiro. https://www.anitaschwartz.com.br.

FLÁVIO-SHIRÓ. Pintor, gravador e desenhista nipo-brasileiro, Flávio-Shiró segue inquieto e produtivo aos 83 anos, com quase sete décadas de trajetória artística. Na individual Obras Recentes, apresenta vinte pinturas de pequenas dimensões e cinco telas de médios e grandes formatos, todas inéditas. De temática variada, as obras têm em comum a textura da tinta com grossas camadas, marca característica desse autor que passeou ao longo da carreira por um amplo arco de movimentos, do expressionismo figurativo ao abstracionismo informal. R$ 15?000,00 a R$ 100?000,00. Galeria Gustavo Rebello Arte. Avenida Atlântica, 1708, loja 8 (Copacabana Palace), Copacabana, ☎ 2548-6163. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 14h às 18h. Grátis. Até dia 19. https://www.gustavorebelloarte.com.br.

✪✪✪✪ FRANZ WEISSMANN (1911-2005). Expoente do neoconcretismo, o escultor tem seu centenário de nascimento lembrado na mostra que reúne 82 peças. Curador do material, Max Perlingeiro selecionou trabalhos emblemáticos, caso de Cubo Vazado, exibido na Bienal de São Paulo de 1953, e criações menos conhecidas, além de maquetes. Completam a exposição obras assinadas por artistas que tiveram importante participação na trajetória de Weissmann. Entre eles, Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), criador da Escola do Parque, em Belo Horizonte, e que o convidou para ser professor de lá, e Amilcar de Castro (1920-2002), um dos alunos do artista na instituição mineira. Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado e feriados, 10h às 16h. Grátis. Até 3 de dezembro.

✪✪✪ FRONTEIRIÇOS. A coletiva reúne trabalhos que ficam na fronteira entre diversos suportes. Segundo a curadora Daniela Name, esse fator reforça a impossibilidade na arte contemporânea de determinarmos que uma criação seja pintura, escultura, instalação ou objeto. No elenco estão nomes de diferentes gerações e diretrizes: Alessandro Sartore, Bruno Miguel, Carolina Ponte, Caroline Valansi, Felipe Cohen, Hugo Houayek, Ivan Grilo, Jaqueline Vojta, Letícia Lampert, Marcos Cardoso, Matias Mesquita, Nazareno, Rodrigo Torres, Siri e Wagner Malta Tavares. R$ 500,00 a R$ 16?000,00. Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até dia 18. https://www.lucianacaravello.com.br.

✪✪✪ GABRIEL CENTURION. Este artista paulistano de 33 anos que transita entre o grafite, a fotografia e o vídeo faz sua primeira individual no Rio, batizada de Retratos de um Mundo Flutuante. Em texto de apresentação, o crítico de arte Fernando Gerheim destaca que os trabalhos de Centurion têm uma estética entre as gravuras japonesas e a colagem videográfica, explorando imagens de personagens infantis em situações inusitadas, como os robôs Transformers, o ursinho Pooh e outros bichos de pelúcia. Constam do acervo pinturas de títulos curiosos, a exemplo de Macaco Noia, além de trabalhos em pequenos formatos da série Fetiche. R$ 4?500,00 a R$ 8?500,00. Artur Fidalgo Galeria. Rua Siqueira Campos, 143, 2º piso, Copacabana, ☎ 2549-6278, ? Siqueira Campos. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até dia 26. https://www.arturfidalgo.com.br.

✪✪✪ GIORGIO VASARI: A INVENÇÃO DO ARTISTA MODERNO. Natural de Arezzo, o arquiteto e pintor Giorgio Vasari (1511-1574) ficou conhecido ao projetar importantes edificações e decorar os interiores com afrescos. Levam seu jamegão, por exemplo, a Galeria Uffizi e o Palazzo Vecchio, ambos em Florença. Mas Vasari ficaria mais lembrado por ser o primeiro historiador da arte de que se tem notícia. Ele lançou, em 1550, o pioneiro livro do gênero, As Vidas dos Mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos ? De Cimabue até Nossos Dias. Era um catálogo com biografias de artistas que atuaram nos séculos anteriores, como Giovanni Cimabue (1240-1303), e também na época em que viveu, caso de Michelangelo (1475-1564). Muitos atribuem a Vasari a conceituação desse período como “Rinascita”, o que lhe valeu o título de Pai do Renascimento. Nesta mostra, com curadoria da historiadora Elisa Byington, estão 200 desenhos, gravuras e livros raros pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional. Entre os destaques, um exemplar original da segunda edição de seu livro mais famoso, impresso em 1568 ? portanto, dezoito anos depois do lançamento. Fundação Biblioteca Nacional ? Espaço Eliseu Visconti. Rua México, s/nº, Centro, ☎ 3095-3862. ? Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 4 de dezembro. https://www.bn.br.

GISELA MILMAN. Multiartista carioca, Gisela tem a questão feminina como uma de suas principais linhas de pesquisa e, a exemplo da artista francesa Sophie Calle e da iraniana Shirin Neshat, costuma se incluir no centro da narrativa de seu trabalho. Alexandre Murucci assina a curadoria da exposição Infinitos Escondidos, que exibe fotografias e autorretratos, além de trabalhos em vídeo, como o que dá nome à atração. Solar de Botafogo ? Galeria Vertical. Rua General Polidoro, 180, Botafogo, ☎ 2543-5411. → Segunda a sexta, 18h às 22h; sábado e domingo, 15h às 20h. Grátis. Até 4 de dezembro.

JOÃO MODÉ. Em sua mostra anterior na A Gentil Carioca, em 2007, Modé ocupou o sótão da galeria. Agora, ele apresenta no espaço mais nobre do lugar desenhos, fotografias e objetos construídos com materiais diversos que retratam ou remetem a tramas. Uma extensa rede ? material utilizado pelo artista há mais de uma década ? faz a conexão entre os dois ambientes da casa. R$ 5?000,00 a R$ 50?000,00. A Gentil Carioca. Rua Gonçalves Ledo, 17, Centro, ☎ 2222-1651, ? Presidente Vargas. Terça a sexta, 12h às 19h; sábado, 12h às 17h. Grátis. Até dia 26.

MODELO VIVO. Pintor tarimbado, Gianguido Bonfanti dá aulas de desenho e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde alunos aprimoram a técnica de passar para o papel e para a tela os contornos observados em modelos vivos. É ele quem assina a seleção de peças desta mostra com trabalhos de Franklin Teredo, Gustavo Alves da Silva, Michael Sasso, Paulo Vieira e Rodrigo Heleno Vergueira. Escola de Artes Visuais do Parque Lage ? Galerias 1 e 2. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 22h; sexta a domingo e feriados, 10h às 17h. Grátis. Até dia 20. https://www.eavparquelage.rj.gov.br.

✪✪✪ MÔNICA RUBINHO E SIDNEY PHILOCREON . Casados, a artista paulistana e o criador paraense radicado em São Paulo têm em comum o bacharelado em artes visuais e duas décadas de carreira. Embora cumpram trajetórias independentes, eles apresentam em conjunto a mostra Pense Duas Vezes Antes de Esquecer, com curadoria de América Cupello. Mônica exibe uma série de desenhos desenvolvidos sobre lenços masculinos, nos quais são fixadas delicadas dobraduras ou minúsculos objetos. Já Sidney traz fotografias e objetos com símbolos da linguagem musical. R$ 3?000,00 a R$ 7?000,00. Cosmocopa Arte Contemporânea. Rua Siqueira Campos, 143, 2º piso, loja 32, Copacabana (Shopping Cidade Copacabana), ☎ 2236-4670, ? Siqueira Campos. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 15h. Grátis. Até 8 de novembro.

✪✪✪ RONALD DUARTE. Na individual 7, o artista plástico carioca apresenta peças em variados suportes. Fernando Cocchiarale assina a curadoria da mostra de nome inspirado no número que determina sequências marcantes ? dias da semana, cores do arco-íris, notas musicais, pecados capitais ? e estabelece a distribuição do acervo. Sempre em sete, estão em exibição desenhos, objetos em garrafas PET da série Filíferos e ampliações fotográficas em grandes formatos com registros de intervenções urbanas. Uma delas é Fogo Cruzado, de 2002, em que Ronald deixou em chamas um trecho dos trilhos de bondes de Santa Teresa. Completam a mostra vídeos e uma escultura de 2 metros em formato de gota. Na quarta (9), às 19h, o artista realizará visita guiada pela exposição, acompanhado do curador Fernando Cocchiarale. Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017, ? General Osório. → Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 4 de dezembro.

SÉRGIO GUERINI. Este pintor paulista está de volta à cidade mostrando vinte trabalhos na individual Imagens & Aquarelas. Com curadoria de Amador Perez, o acervo reúne nove fotografias de médio e pequeno formatos, impressas em papel Luster. Completam o conjunto onze aquarelas pintadas sobre papel, que exibem o efeito de imagem borrada. Essa técnica foi desenvolvida durante as aulas de gravura e monotipia com o artista plástico Sérgio Fingerman, quando Guerini imprimia várias cópias da mesma chapa e depois interferia com tinta a óleo. Baukurs Cultural. Rua Goethe, 15, Botafogo, ☎ 2246-6242. Segunda a sábado, 13h às 19h. Grátis. Até 19 de fevereiro. https://www.baukurscultural.com.br.

✪✪✪ SERGIO MARIMBA. Carioca de Bangu, Marimba iniciou sua carreira de cenógrafo no Carnaval de 1982. De lá para cá, em paralelo ao trabalho para as escolas de samba e montagens teatrais, ele desenvolveu uma sólida carreira como artista plástico, explorando diversas possibilidades do ferro oxidado e materiais reciclados. Na individual Lembranças Perdidas, exibe duas instalações e trinta fotografias antigas aplicadas em superfícies metálicas enferrujadas. Caixa Cultural ? Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 2544-7666, ? Carioca. → Terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 27 de novembro. https://www.caixacultural.com.br.

SONIA ANDRADE. Uma das pioneiras da videoarte no Brasil, a artista carioca ocupa todos os salões do Centro de Arte Hélio Oiticica com a Retrospectiva 1974-1993. Com seleção de Marisa Flórido, o vasto acervo reúne sete conjuntos, com destaque para uma instalação apresentada na XIV Bienal Internacional de São Paulo, em 1977, desenhos em papel japonês e 100 objetos da mostra Hydragrammas, montada no Museu Nacional de Belas Artes em 1993. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, ☎ 2232-2213, ? Presidente Vargas. → Terça a sexta, 11h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até dia 27.

TEMPO FUTURO/FUTURO DO TEMPO. Coletiva com criações em vídeo, fotografia e web art de onze artistas. Entre os destaques está uma série de desenhos a nanquim sobre papel da paraense Keyla Sobral, que tem a fotografia como tema. Integram ainda a mostra Luiza Baldan, Joana Traub Csekö, Ana Angelica Costa, Claudia Hersz, Claudia Tavares, Eduardo Delfim, Rebeca Rasel, Renata Ursaia, Tom Lisboa e Patricia Gouvêa (também curadora da exposição). Galeria do Ateliê da Imagem. Avenida Pasteur, 453, Urca, ☎ 2541-3314. Segunda a sexta, 10h às 21h30; sábado, 10h às 17h30. Grátis. Até 10 de dezembro. https://www.ateliedaimagem.com.br.

THIAGO HONÓRIO. Professor da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), o artista visual mineiro radicado em São Paulo faz sua primeira individual no Rio. Batizada de Corte, ela reúne objetos confeccionados com matérias-primas variadas ? e algumas bem esquisitas. Em Vis-à-Vis, por exemplo, ele usa chifres de boi, lupas e espelho convexo. Outra obra, chamada Presa, exibe um dente de elefante com um anel de bronze e um projétil fincado. Já em Viravolta são utilizados retalhos de peles negras e brancas de lebre, um par de chifres de touro e madeira laqueada. Completam o conjunto desenhos produzidos recentemente. R$ 5?000,00 a R$ 30?000,00. Galeria Laura Marsiaj. Rua Teixeira de Melo, 31 C, Ipanema, ☎ 2513-2074. ? General Osório. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 3 de dezembro.

VIAGENS ITALIANAS AO BRASIL ? DA IDADE MÉDIA AOS NOSSOS DIAS. Um dos eventos integrantes da programação do Momento Itália/Brasil, que celebra os 150 anos da unificação daquele país europeu. Com curadoria das pesquisadoras Claudia Heynemann e Renata William Santos do Vale, a mostra reúne 400 peças, entre originais de livros, manuscritos, gravuras, fotografias, cartografias, filmes e gravações em torno da cultura italiana e sua relação com o nosso país em diferentes instâncias e épocas. Entre os destaques do acervo estão os quatro Livros de Horas, datados do fim do século XV e escritos em latim, flamengo e alemão gótico. Arquivo Nacional. Praça da República, 173, Centro, ☎ 2179-1273. ? Central. → Segunda a sexta, 8h30 às 18h. Grátis. Até fevereiro de 2012.

WLADEMIR DIAS-PINO. Um dos principais nomes da poesia visual no país, Dias-Pino apresenta 700 novos poemas, cujas imagens são projetadas na fachada do Oi Futuro Ipanema. O carioca de 84 anos é um dos criadores da Poesia Concreta e do Poema Processo, movimentos de vanguarda surgidos no Rio, que propunham a desconstrução dos formatos estabelecidos na elaboração de poemas. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão A Ave (1954) e Solida (1956). Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3201-3000, ? General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 20 de dezembro. https://www.oifuturo.org.br.

ANA STEWART. Carioca com atuação no fotojornalismo e em sets de filmagem, Ana cultiva a fotografia artística como atividade paralela. Na individual Meninas do Rio, exibe 25 retratos em grandes formatos com imagens de jovens de regiões pobres da cidade. Após fazer há uma década os primeiros cliques do ensaio para o livro Zona Norte ? Território da Alma Carioca, ela retornou às locações. Em áreas como Jacaré, Irajá e Benfica, procurou suas personagens retratadas da outra vez e efetuou novos registros, enfatizando a passagem do tempo. R$ 5?000,00. Galeria da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 431, loja A, Gávea, ☎ 2274-5200. De segunda a sexta é necessário agendar a visita por telefone. Sábado, 11h às 18h. Grátis. Até dia 20. https://www.galeriadagavea.com.br.

✪✪✪ FELIPE CAMA . Em sua primeira mostra-solo no Rio, o fotógrafo gaúcho radicado em São Paulo exibe dezesseis trabalhos que abordam a linguagem fotográfica sob a perspectiva das novas tecnologias digitais. Os mais convencionais são os três exemplares da série O que Te Seduz (2003/2004), com elegantes imagens de produtos falsificados: um relógio Cartier e bolsas Gucci e Prada. Causam mais impacto os conjuntos com ampliações em 3D lenticular, a exemplo de After Post (2010), em que ele extraiu interessantes efeitos óticos de pinturas do holandês Frans Post feitas no Brasil ao longo do século XVII. R$ 7?000,00 a R$ 30?000,00. Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até dia 18. https://www.lucianacaravello.com.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.