Continua após publicidade

Fotolivros Latino-Americanos

Em cartaz no Instituto Moreira Salles, a mostra é resultado de ampla pesquisa feita em onze países ao longo de quatro anos

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h37 - Publicado em 19 abr 2013, 18h30

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Em cartaz no Instituto Moreira Salles, a mostra é resultado de ampla pesquisa feita em onze países ao longo de quatro anos. Reunido pelo curador Horacio Fernández, historiador e professor da Faculdade de Belas-Artes na cidade de Cuenca, na Espanha, o acervo apresenta uma notável seleção de livros de fotos lançados na América Latina desde 1920. São 66 volumes, 119 imagens e oito vídeos produzidos a partir das publicações. Miguel Rio Branco exibe as belas e incômodas fotos do livro Nakta (1996). Estrela do fotojornalismo na revista O Cruzeiro, José Medeiros assina um trabalho de alto valor antropológico: Candomblé (1957). Também chamam atenção as imagens pinçadas de Doorway to Brasilia (1959), realização a quatro mãos de dois artistas gráficos, o brasileiro Aloísio Magalhães e o americano Eugene Feldman. Eles produziram uma série de gravuras com base em fotografias da capital federal em construção. A mostra ainda tem o mérito de, graças à sua divisão por temas, revelar papéis que os fotolivros assumiram no decorrer da história, de instrumentos de propaganda política a obras de arte ? caso de Sin Saber que Existías y Sin Poderte Explicar (1975), dos mexicanos Eduardo Terrazas e Arnaldo Coen.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 16 de junho.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.