Continua após publicidade

Ócio criativo

Expoente da fotografia, Flávio Damm exibe na Caixa Cultural imagens feitas nas horas vagas

Por Carolina Barbosa
Atualizado em 5 dez 2016, 15h18 - Publicado em 23 nov 2012, 21h04

Gaúcho de Porto Alegre, Flávio Damm começou a se interessar por fotografia ainda menino, acompanhando no jornal notícias da II Guerra Mundial. Aos 19 anos, em 1947, já trabalhava na Revista do Globo quando se notabilizou ao retratar Getúlio Vargas em sua fazenda, na cidade de São Borja. Apeado da Presidência com o fim do Estado Novo, dois anos antes, o político andava recluso, longe das câmeras. Tal feito rendeu a seu autor o convite para integrar a equipe da revista O Cruzeiro, no Rio, onde permaneceu por mais de dez anos. Entre muitos outros trabalhos históricos, o fotógrafo passava o tempo… fotografando. Esse rico material das horas vagas está reunido na mostra Flávio Damm ? Passageiro do Preto & Branco ? Fotografias 1946-2012, na Caixa Cultural a partir de terça (27).

Montada sob curadoria do designer Felipe Taborda, a individual reúne 85 obras. São registros naturais, livres de qualquer tipo de corte, além da edição definida por Damm como ?olho pronto?. Sempre em preto e branco, ele fixou em negativos de 35 milímetros o que o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), seu ídolo assumido, chamava de ?momento decisivo?, aquele que não se repetirá. Sob luz ambiente, em andanças pelo Brasil e 74 viagens ao exterior, foram feitas imagens como a de um casal apaixonado na entrada do metrô parisiense, em 1989, ou a da pesca do xaréu, na Bahia, flagrante de 1954 levado à exposição em uma ampliação de 7 metros de comprimento, a maior do acervo. Pessoas e cenas do cotidiano dominam a seleção, pinçada de um acervo de mais de 60?000 negativos. Do alto de mais de seis décadas de carreira, e ainda saindo para a rua de câmera a tiracolo todas as manhãs, o profissional resume seu método com um misto de modéstia e bom humor. ?Eu me aproximo silencioso como um gato e fujo rápido como um rato?, diz.

Flávio Damm. Caixa Cultural ? Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 27 de janeiro. A partir de terça (27). https://www.caixacultural.com.br.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.