Continua após publicidade

Eles acreditam em milagre

Torcida evangélica do Botafogo, a Fogospel reza por uma reviravolta na finalíssima contra o Fluminense no próximo domingo (13)

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h36 - Publicado em 11 Maio 2012, 19h38

Eles não xingam o juiz, não bebem cerveja nem arranjam confusão. Criada há dois anos pelo pastor Hércules Martins, a torcida organizada Fogospel é formada por evangélicos e faz sucesso nas redes sociais. Só no Facebook são dois perfis, um deles esgotado com 4.900 membros. No próximo domingo (13), o grupo vai precisar rezar mais do que nunca para o Botafogo. Depois de perder para o Fluminense por 4 a 1, o alvinegro só será campeão do Campeonato Carioca se conseguir vantagem de três gols e for melhor na disputa de pênaltis, ou se bater o adversário por quatro gols de diferença. Líder da torcida, Hércules, no entanto, não desanima. “Mais do que ninguém, evangélicos acreditam em milagres”, conta. Confira abaixo uma entrevista com o líder da torcida gospel.

1- Como nasceu a torcida?

Frequento estádios desde criança, mas sempre me mantive afastado de torcidas organizadas pelo medo da violência. Há muito tempo tinha a ideia de juntar minhas duas paixões, o Botafogo e a igreja evangélica. Criei uma comunidade no Orkut e o sucesso nos motivou a levar a ideia do mundo virtual para os estádios. A primeira vez que fomos ao estádio com camisas e uma faixa, num jogo contra o Avaí, em 2009, foi um alvoroço.

2- Vocês têm presença grande nas redes sociais, um perfil esgotado com 4.900 pessoas no Facebook…

Usamos a internet para interagir com todas as pessoas, não só evangélicos. Discutimos sobre futebol, fazemos vídeos com jogadores. E falamos sobre religião também, claro.

3- Já foram alvo de preconceito?

Nas redes sociais, sim. Já apareceu gente falando que estádio não é lugar para pregação. Mas, com certeza, são pessoas que não nos conhecem, porque não vamos lá com essa intenção. Não somos fanáticos religiosos. Por que evangélico não pode torcer também? Estádio é um lugar de diversão, pra toda a família.

Continua após a publicidade

4- E como tratam os outros torcedores?

Antes dos jogos, nos dividimos e cada um faz uma tarefa. Alguém fica encarregado de distribuir folhetos com mensagens contra a violência nos estádios. Não é somente uma mensagem evangélica, traz um escudo do Botafogo, e o hino do time. Recebemos pessoas de qualquer religião, temos espíritas e católicos na Fogospel.

5- Quantas pessoas participam da torcida?

Levamos entre 40 e 70 pessoas num jogo normal. Vão muitos idosos, e crianças, que antes tinham medo de ir ao estádio. Hoje, com dois anos e meio de criação, a torcida tem camisetas, uma faixa de 20 metros de comprimento, bandeiras. Nós chamamos atenção.

6- Conhecem outras iniciativas como a Fogospel?

Sim, recebo ligações de pessoas querendo fazer igual em São Paulo, Pernambuco. E tem a Fla Gospel, que já conta com quase mil seguidores na internet.

Continua após a publicidade

7- O Botafogo perdeu para o Fluminense depois de 23 jogos invictos. É um time de azarado?

A gente sabe que o Botafogo é marcado pela superstição, até brincamos com isso, mas não acreditamos. Percebemos que algumas coisas se repetem com nosso time, como tomar gol em final da partida, mas tentamos quebrar isso com a nossa fé.

8- Vocês não falam palavrão. Como conseguem torcer sem xingar?

Estamos acostumados a reagir de uma forma diferente. Quando acontece um pênalti, por exemplo, posso gritar “Misericórdia!”, ou “Tá amarrado em nome de Jesus!”. Ou então o clássico “Pelo amor de Deus!”.

9- Domingo é um dia especial para os evangélicos. Podem ir ao estádio?

Não é que seja proibido, mas a presença diminui porque a maioria tem compromisso de ir à igreja nesse dia. Mas, dependendo do horário, você consegue se planejar para ver o jogo e assistir ao culto.

Continua após a publicidade

10- Estão rezando muito para a decisão do Campeonato Carioca?

Se tem alguém que acredita em milagre é o evangélico! E nesse domingo é o que estamos precisando.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.