Continua após publicidade

Fábrica chinesa produz miniaturas de jogadores do Rio

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins e Ernesto Neves
Atualizado em 2 jun 2017, 12h51 - Publicado em 5 dez 2014, 23h59

Ídolos viajados

 

Apaixonado por futebol e herdeiro de restaurante e confeitaria famosos no bairro de Vila Isabel, Pedro Igor Moreira hoje em dia está com sua atenção voltada menos para doces, salgados e comida a quilo, e mais para miniaturas de jogadores. Depois de muita experimentação (veja o quadro abaixo), ele descobriu na China a fábrica perfeita, com o plástico certo e detalhismo no acabamento. Encomendou milhares de bonecos, bem maiores que os de costume (eles têm 12 centímetros de altura, como uma garrafa de refrigerante) e mais realistas. Os times cariocas fazem parte do primeiro lote, que já está praticamente esgotado na pré­-venda pela internet (no site https://www.miniidolos.com.br). Leandro, com pinta de galã, e Junior, com seu tradicional cabelo de capacete, representam o Flamengo. Do Vasco, está vindo da Ásia um Juninho maduro e com barba por fazer. Todos os atletas foram consultados sobre suas feições e aprovaram por escrito.

O caminho percorrido pelos bonecos
O caminho percorrido pelos bonecos ()

 

Bruxo à solta

Continua após a publicidade
Novo espetáculo da Unirio estreia no início de 2015
Novo espetáculo da Unirio estreia no início de 2015 ()

Depois do sucesso da montagem de The Book of Mormon, o núcleo de estudos em artes cênicas da Unirio se prepara para um novo desafio. Desta vez, a inspiração não veio dos grandes palcos da Broad­way, mas de uma produção também universitária. Trata-se de uma adaptação de A Very Potter Musical, sátira ao universo do bruxinho criado por J.K. Rowling, encenada em 2009 por estudantes de Michigan, nos Estados Unidos. As audições para o elenco serão no próximo dia 10, e a estreia está prevista para abril. Também em 2015 haverá na instituição uma montagem, feita por alunos, do musical O Jovem Frankenstein, um clássico de Mel Brooks.

Delícias das ruas

Pão de queijo do Carlinhos:sucesso em Bangu
Pão de queijo do Carlinhos:sucesso em Bangu ()

Muito anterior ao modismo dos food trucks, a comida de rua tem no Rio verdadeiros ícones da gastronomia local. A variedade de opções motivou o cineasta Sérgio Bloch a percorrer vias das zonas Sul e Norte para catalogar os principais representantes e reuni-los no aplicativo Chef Ambulante (já disponível para iPhone). Além de localizar vendedores, é possível pesquisar comidas disponíveis e avaliar o produto oferecido. Estão lá, por exemplo, o Pão de Queijo do Carlinhos (acima), em Bangu, e o Tacacá da Rose, na Ilha.

Continua após a publicidade

Passarela à beira-mar

Diversão entre as ondas: livro traz olhar diferente para o calçadão da Zona Sul
Diversão entre as ondas: livro traz olhar diferente para o calçadão da Zona Sul ()

Perfeita mistura de construções urbanas, relevo acidentado e praia, a orla da Zona Sul forma uma paisagem que deixa moradores e visitantes de queixo caído. Essa faixa de terra é matéria­-prima para o livro Calçadão — Do Leme ao Leblon, da editora Língua Geral. São oitenta registros feitos por quatro fotógrafos. Algumas imagens são incrementadas por intervenções artísticas e outras entregam ângulos surpreendentes, como a do mergulho de crianças no mar de Ipanema, feita pelo francês Benoit Fournier.

31,90 reais

Esse é o preço médio que se paga para derrubar 1 metro quadrado de parede no Rio. O número foi obtido graças a um insólito levantamento do site Get Ninjas, que consultou 15 000 profissionais da construção civil. Como é de imaginar, o custo reflete as cifras astronômicas envolvidas na compra de imóveis na cidade — o Rio responde hoje pelo metro quadrado mais caro do país. A pesquisa mostra que os cariocas também sentem no bolso na hora de quebrar uma parede: o valor cobrado é o mais alto em toda a Região Sudeste. Em segundo lugar vem Vitória, onde um procedimento semelhante despende 28,60 reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.