Continua após publicidade

Estado quer cobrar taxa para controlar turismo em Ilha Grande

Como Veja Rio mostrou em abril, balneário sofre com saneamento precário, lixo nas praias e turismo predatório

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 12h13 - Publicado em 4 Maio 2015, 17h40

Um projeto elaborado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promete, mais uma vez, ordenar o turismo na Ilha Grande. De acordo com a proposta, os visitantes que quiserem ir ao balneário terão de pagar uma contribuição, que servirá para preservar a natureza local.

A proposta foi enviada para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e pretende controlar, principalmente, a entrada pela Vila do Abraão, principal porto de atracação do local. 

A proposta prevê ainda a colocação de catracas nos pontos de embarque no continente, o que atingiria os cais de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição do Jacareí, assim como no píer de desembarque existente na Vila do Abraão.

O valor da taxa deve ser estabelecido pelo governo estadual. No próximo dia 18 uma reunião deve acontecer em Angra dos Reis para discutir possíveis de controle do turismo de massa e deve contar com a participação de prefeituras locais e órgãos de fiscalização da região. 

Como mostrou VEJA Rio, a Ilha Grande sofre com acelerado processo de degradação ambiental. Sem nenhum tipo de controle, a visitação cresce de forma exponencial e já chega a 20.000 visitantes por fim de semana.

Continua após a publicidade

Como não tem estrutura suficiente, regiões como Araçatiba e Abraão sofrem com o despejo irregular de esgoto, assim como o acúmulo de lixo no mar e em terra. 

+ Os animais do Zoológico do Rio pedem socorro 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.