Continua após publicidade

Dicas de harmonização com cerveja

Não é só o vinho que combina com as mais variadas receitas. Loiras, morenas, ruivas e negras também casam perfeitamente com a gastronomia

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 14h04 - Publicado em 29 out 2013, 19h41

Tal como o vinho, a cerveja também pode ser harmonizada com diferentes receitas. Tentativa e erro, de preferência com os amigos, é sempre a forma mais divertida de descobrir as melhores combinações, já que não há unanimidade quando o assunto é harmonização. Mas existem algumas sugestões básicas que funcionam como um bom ponto de partida.

Antes de anotar o que vem a seguir, lembre-se que o primeiro passo para uma boa degustação é identificar os ingredientes-chave do prato e as características da cerveja. Eles podem ser harmonizados de três formas, conforme explica a mestre-cervejeira Katia Jorge, professora da filial carioca da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-Rio): 1 – por corte, quando os elementos da bebida como carbonatação e amargor limpam o paladar para a nova garfada; 2 – por contraste, quando as características da gelada e do prato são opostas, como amargo versus doce; 3 – por semelhança no paladar.

AVES

Frango assado: Light Lager, Pilsner, European Amber Lager, Light Hybrid Beer, Porter, German Wheat & Rye Beer.

Continua após a publicidade

Pato: Bock, English Pale Ale, Scottish & Irish Ale, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout, Belgian & French Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale.

Peru: European Amber Lager, Dark Lager, Bock, English Pale Ale, Scottish & Irish Ale, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout, Belgian & French Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale.

CARNES

Carne bovina: Dark Lager, Bock, English Brown Ale, Porter, Belgian Strong Ale

Lombo de porco: Light Lager, Pilsner, European Amber Lager, Dark Lager, Bock, English Pale Ale, Scottish & Irish Ale, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout

Carneiro: Scottish & Irish Ale, English Brown Ale, Belgian & French Ale, Belgian Strong Ale

Continua após a publicidade

PEIXES E FRUTOS DO MAR

Bacalhau: English Pale Ale, Scottish e Irish Ale, American Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale Ostras Porter, Stout

Camarão frito: Light Lager, Pilsner, English Pale Ale, American Ale, Indian Pale Ale, German Wheat & Rye Beer, Belgian & French Ale

Continua após a publicidade

Atum: Dark Lager, English Pale Ale, American Ale, German Wheat & Rye Beer, Belgian Strong Ale

Salmão: Bock, English Pale Ale, American Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale

Sardinha: Dark Lager, Bock, English Pale Ale, American Ale, Indian Pale Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale, Smoke-Flavored & Wood-Aged Beer

Continua após a publicidade

BÔNUS

Petiscos de bar: para ?cortar” a gordura da fritura, experimente cervejas bem lupuladas e/ou carbonatadas e/ou alcoólicas. O estilo IPA, segundo Katia Jorge, cai muito bem.

Sanduíches e hambúrgueres: se preparados com pouco tempero, a dica é harmonizar com uma Schwarzbier ou uma Munich Dunkel. Se tiver uma pegada condimentada, picante ou mesmo com molho barbecue, uma Rauchbier harmoniza divinamente.

Continua após a publicidade

Saladas: as de folhas com molho leve de base cítrica podem ser servidas com uma Pilsen, por exemplo. Ou, por semelhança, com as Hefeweizen e Witbier. ?Uma Kölsch também funciona bem?, completa Katia.

Oleaginosas: cervejas com caráter de malte, como as dos estilos American Brown Ale, Altbier e Bock, harmonizam bem com castanhas e amêndoas.

Sobremesas: doces e frutas são bem acompanhados por Lambic e Gueuze. Receitas à base de chocolate e/ou café harmonizam perfeitamente com cervejas dos estilos Stout e suas variações, bem como com Porter e suas variações.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.