Governo diz que praias da Zona Sul estarão limpas até 2014

Programa de despoluição lançado pela secretaria estadual do ambiente começa na próxima semana com obras no Jardim de Alah

A secretaria estadual de ambiente vai iniciar, a partir da próxima semana, o programa de despoluição de seis praias da cidade. Batizado de Sena Limpa, é apontado como solução definitiva para melhorar a balneabilidade no litoral carioca. Terá início com obras no Jardim de Alah, onde, segundo o secretário estadual de ambiente, Carlos Minc, há despejo de esgoto in natura proveniente das favelas do Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e da Cruzada São Sebastião. De acordo com ele, o canal é responsável por 90% da poluição na região de Ipanema e Leblon. O problema já havia sido apontado por Minc em matéria de VEJA Rio sobre os altos índices de poluição no mar durante o mês de janeiro, quando o excesso de chuvas piorou a qualidade da água. Nos primeiros 30 dias de 2012, a praia dos dois bairros esteve imprópria durante todo o tempo.

Confira aqui como reconhecer sinais de poluição e os riscos de mergulhar em mar impróprio

A intervenção vai direcionar os efluentes para o emissário submarino do bairro e as obras devem ser concluídas até dezembro deste ano. O Sena Limpa, que recebeu esse nome por tratar de seis praias, deve contar com investimentos de 150 milhões e estar concluído até dezembro de 2014. De acordo com o cronograma oficial, a Praia de Ipanema deve estar limpa até o fim do ano, do Leme, que terá obras de saneamento na favela do Chapéu Mangueira, até junho de 2013, Urca, até outubro de 2013; a da Bica, na Ilha do Governador, até novembro de 2013; a de São Conrado, até dezembro de 2013; e a do Leblon, até dezembro de 2014.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s