Como economizar na conta de luz

Listamos 25 dicas para você reduzir os gastos com eletricidade em casa, mesmo no verão carioca escaldante que exige ar-condicionado ligado o dia inteiro

O verão exige um bocado de energia – inclusive elétrica: é um tal de ventilador, ar-condicionado, banhos demorados… Tudo isso alivia o calor, mas o refresco dura pouco. É só a conta de luz chegar para deixar muita gente de sangue fervendo. Mas não se preocupe. Listamos 25 dicas para você reduzir seus gastos com eletricidade e, de quebra, ajudar a poupar a natureza. Navegue pelo infográfico, cômodo a cômodo, e veja ainda truques de decoração (isso mesmo) para economizar energia.

clique para abrir o infográfico abaixo

Usar menos o ar-condicionado e mais o ventilador é o primeiro conselho para quem quer baratear a conta de luz, especialmente no calor. Mas há também detalhes simples de decoração que deixam o lar mais arejado, ajudando a reduzir os gastos com luz no fim do mês. As dicas são da arquiteta Carolina Wambier.

– Para os sofás, prefira tecidos mais leves, de trama baixa, como o algodão. Eles esquentam menos. Opte também por tapetes menos felpudos.

– Invista em janela do tipo veneziana, que tem entradas de ar mesmo quando fechada. Quanto às cortinas, nada de forros pesados que absorvem muito calor. As persianas com tela solar são ideais, bem como os modelos duet que, além de barrar o sol, ajudam a abafar o som da rua.

– O toldo é uma excelente pedida para refrescar os ambientes sem apelar para o ar-condicionado. Ele barra os raios solares, permitindo apenas a entrada de vento pela janela. Os modelos com tela solar são a melhor opção.

– Experimente substituir uma parede ou uma porta por treliça. Dessa forma, o ar circula melhor na casa.

– Use cores claras no teto, nas paredes e nos móveis. Elas refletem melhor a luz, absorvendo menos calor e deixando o ambiente mais claro.

– Em casas com cobertura de telhas, o ideal é forrar o telhado com manta térmica. Ela ajuda a isolar o calor. Se possível, opte pela telha cerâmica ao invés da de alumínio, que esquenta mais.

– O material dos pisos e paredes também ajuda a refrescar o ambiente. Cerâmicas, mármores e revestimentos em pedras naturais são os mais indicados.

– Por fim, plantas. Elas são excelentes aliadas para combater o calor. A terra molhada ajuda a umedecer o ar e a sombra ajuda a amenizar as altas temperaturas.

Fontes: Idec / Proteste / Light

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s