Continua após publicidade

Cinéticos: Arte em Movimento

Dez obras do artista venezuelano Jesús Rafael Soto abrilhantam a coletiva Cinéticos: Arte em Movimento

Por Carolina Barbosa
Atualizado em 5 dez 2016, 14h08 - Publicado em 27 set 2013, 20h15

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Jesús Rafael Soto (1923-2005) participou da histórica mostra Le Mouvement, realizada em 1955, em Paris, que consagrou a expressão arte cinética. Dez obras do artista venezuelano também abrilhantam a coletiva Cinéticos: Arte em Movimento, em cartaz na tradicional Galeria de Arte Ipanema, fundada em 1965. Soto chama atenção no amplo ambiente com trabalhos como Multiple de La Maquette Esfera Theospacio (1989), escultura de alumínio pintada de amarelo, cinza e branco, mas não está só. Na missão de encantar o visitante com ilusões óticas, motores que dão vida às criações e outros artifícios, ele é acompanhado por mais quatro expoentes: Julio Le Parc, Victor Vasarely, Luis Tomasello e Carlos Cruz-Diez. Também venezuelano, Cruz-Diez, 90 anos, o principal representante vivo da turma, apresenta nove peças. Uma delas, a esfuziante Physichromie nº 1731 (2011), emana um colorido de tons variados, dependendo da perspectiva de quem a aprecia. A partir de R$?40?000,00.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 27, Ipanema, ☎ 2512-8832. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 15 de outubro.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.