Continua após publicidade

Marcia Ximenes promove ações socioeducativas em escolas públicas

A produtora está à frente de um projeto que leva gratuitamente à criançada um espetáculo teatral com o objetivo de mostrar como a ciência está presente no cotidiano

Por Heloiza Gomes
Atualizado em 5 dez 2016, 11h18 - Publicado em 27 Maio 2016, 01h00

Depois de trabalhar vinte anos como produtora cultural, há cinco Marcia Ximenez abriu a sua empresa, a Kommitment, em sociedade com o marido, Fernando Ramos. E decidiu juntar o útil ao agradável. Em paralelo aos projetos de música, teatro e dança, ela resolveu promover ações socioeducativas. Atualmente, está à frente do projeto Ciência em Ação, que leva, gratuitamente, a escolas públicas o espetáculo teatral de mesmo nome, com o objetivo de mostrar à criançada como a ciência está presente no seu dia a dia. “A peça é dirigida ao público de 6 a 12 anos. Ela aborda vários temas, como consumo consciente de água e energia, reciclagem e sustentabilidade. Tudo com demonstrações experimentais. No final, tem criança que diz que quer ser cientista. O retorno é muito legal”, conta Marcia. 

“O projeto dá acesso à ciência e também às artes cênicas, porque muitas crianças não têm oportunidade de ir ao teatro”

O espetáculo, com dois atores em cena, dura cinquenta minutos e é um misto de teatro e workshop, no qual o público é convocado a participar em tarefas como fabricar geleca e gel para o cabelo. Tudo é feito de forma lúdica, como na atividade chamada de “pasta de dente de elefante”, que mostra como as reações químicas promovem mudança de cor, temperatura e formato. Assim, as crianças aprendem conceitos como os da camada de ozônio e da sustentabilidade. “O tema foi escolhido porque a ciência é pouco estimulada no Brasil e o público em geral vê os cientistas como pessoas estranhas, que apresentam um certo grau de excentricidade. O projeto ainda dá acesso às artes cênicas, porque muitas crianças não têm a oportunidade de ir ao teatro”, diz Marcia, que já agendou cinquenta apresentações até o fim do ano. “Vamos a escolas municipais localizadas em comunidades carentes, como Engenheiro Rubens Paiva, Cidade de Deus, Complexo da Maré e Thomas Coelho. E esperamos chegar a outras cidades e estados”, diz. Enquanto o Ciência em Ação não alça novos voos, a produtora vem conversando com os coordenadores das escolas cariocas para que estimulem os professores a dar continuidade ao trabalho em sala de aula, misturando ciência e arte.

+ Érica Nunes criou curso para barbeiros com vagas gratuitas para jovens

+ Cynthia Howlett ministra palestras sobre alimentação em escolas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.