Continua após publicidade

Rio quer estabelecer metas de redução de CO2 para empresas

Em reunião na Firjan, o secretário estadual de ambiente, Carlos Minc, afirmou que meta é chega a 2030 com emissão anual similar à de 2005

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h45 - Publicado em 8 fev 2012, 18h03

O Rio deve ganhar ainda neste semestre uma meta de redução de carbono, gás responsável pelo aquecimento global. Durante a reunião do Fórum Rio de Mudanças Climáticas Globais, na última terça (7), na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o secretário estadual de ambiente, Carlos Minc, afirmou que está em estudo a criação de metas de redução diferentes para os principais setores industriais, como a petroquímica e a siderúrgica. Os limites devem ser apresentados até o início da conferência Rio + 20, em junho, que vai reunir 190 países na cidade para discutir o desenvolvimento sustentável.

Segundo Minc, objetivo é chegar ao ano de 2030 com emissões anuais equivalentes às de 2005. O plano do governo prevê que a fiscalização sobre o setor industrial deve começar em 2015. Para conseguir alcançar a meta, as companhias vão contar com o mercado de crédito de carbono. Ele será financiado através da Bolsa Verde do Rio, criada em dezembro de 2011. “A Bolsa Verde vai baixar o custo no Rio das reduções de emissões de carbono”, explicou Minc.

Veja também: Rio ganha o primeiro distrito verde do Brasil

Funciona da seguinte maneira: quando uma empresa conseguir reduzir suas emissões além da meta estabelecida, ela ganha créditos na Bolsa. Esses ativos poderão ser vendidos para empresas que não conseguirem reduzir o carbono emitido. O estado também terá poder para multar indústrias que poluírem acima do permitido. Elas serão obrigadas a comprar créditos das empresas que chegaram à meta estipulada, financiando a redução dessas companhias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.