Turista, passa lá em casa!

Boa fama dos cariocas contribui para o crescimento da hospedagem domiciliar. E com isso saem ganhando hóspedes e anfitriões

Quem não está acostumado pode até acreditar, mas quando carioca encontra um amigo e diz pra ele ?dar uma passadinha lá em casa?, o que ele realmente quer dizer é que vocês bem que poderiam se encontrar na praia, de preferência no Posto 10, para jogar um vôlei. Ou no Bar da Urca, ali na mureta, para assistir ao por do sol tomando uma cerveja gelada. Afinal, morando em uma cidade tão linda, quem quer ficar dentro de casa?

Só que agora, com a expectativa de receber milhares deturistas para os megaeventos que serão realizados no Rio, o carioca está levando a sério esse negócio de abrir as portas de sua casa para receber visitantes. Tanto que mais serviços têm surgido na internet para suprir essa demanda.

Bem carioca

Para garantir os padrões de qualidade no atendimento aos turistas que preferem a hospedagem domiciliar, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur, colocou no ar durante a Rio+20 o Hospeda Rio (www.hospedario.com.br), que forma a Rede de Cariocas Anfitriões. No site, com versões em português, inglês e espanhol, anfitriões e hóspedes podem oferecer sua casa ou buscar as opções já cadastradas no sistema, além de encontrarem as regras básicas na Cartilha do Anfitrião.

Segundo a Riotur, a iniciativa aumentou a oferta de hospedagem domiciliar na cidade em 143%, com o número de residências cadastradas subindo de 169 para 411. ?É a consolidação de uma vocação do carioca, povo internacionalmente reconhecido por sua hospitalidade, ao reunir em um só endereço anfitriões e visitantes?, afirma Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário especial de Turismo.

Volta ao mundo sem sair de casa

Uma opção para virar anfitrião é o Airbnb (www.airbnb.com.br), uma das diversas redes de hospedagens colaborativas. No Brasil desde 2012, o serviço já conta com uma enorme comunidade. ?Temos mais de 15 mil anúncios em todo o país, sendo 4.316 opções em 19 bairros do Rio?, diz Jakob Kerr, gerente de Comunicação. Somente durante a visita do papa e a Copa das Confederações foram feitas mais de 2,5 mil reservas, praticamente o triplo do ano anterior. Que tal se juntar a eles?

Conheça também:

www.wimdu.com.br

www.ficalaemcasa.com.br

carioca-anfitriao-03.jpg

carioca-anfitriao-03.jpg

Com o Rio, de braços abertos

As mudanças pelas quais o Rio passará até 2016 serão uma prova de fogo. E você pode entrar nessa onda sendo um bom anfitrião! Para contribuir, Veja Rio lança um movimento de conscientização e engajamento por uma cidade melhor para turistas e, acima de tudo, para o próprio carioca. Acompanhe nas páginas de Veja Rio, no site www.bracosabertos.com.br e participe pelas redes sociais e web publicando seu próprio conteúdo usando as hashtags #bracosabertos #riodebracosabertos ou escreva para bracosabertos@abril.com.br.

tv.jpg

tv.jpg

Saiba como se

tornar um anfitrião em

www.bracosabertos.com.br

patrocinadores-02.jpg

patrocinadores-02.jpg

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s