Continua após publicidade

Barriga de porco com nhoque de pão

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 15h15 - Publicado em 20 dez 2012, 17h42

Ingredientes para a barriga de porco:

– 1,5 kg barriga de porco fresca em manta

– 1 kg de banha

– 150g de sal grosso

– 10g de pimenta do reino em grãos

– 6 folhas de louro

– 6 dentes de alho

Continua após a publicidade

– 2 unidades de anis estrelado

– 1 pau de canela

– Tomilho a gosto

Ingredientes para o nhoque:

– 300g de pão italiano dormido, sem casca

– 3 ovos

Continua após a publicidade

– 400 ml de leite integral

– 90g de farinha de trigo

– 90g de queijo grana padano ralado fino

– Sal a gosto

– Azeite extra virgem (quanto baste)

Continua após a publicidade

Ingredientes para o pesto:

– 100 ml de azeite

– 2 dentes de alho

– 20g de pinoli ou nozes

– 50g de manjericão desfolhado

– 50g de queijo parmesão ou grana padano ralado

Continua após a publicidade

– 50g de queijo pecorino romano ralado

Modo de preparo (barriga):

No liquidificador, bata o tomilho com o sal grosso, 3 folhas de ouro, 3 dentes de alho e 5g de pimenta do reino em grãos. Esfregue o sal temperado em volta de toda a barriga do porco e leve-a a uma bandeja de plástico (não pode ser inox ou alumínio). Deixe na geladeira por um dia. Retire a barriga do tempero e lave-a bem em água corrente. Seque-a com papel. Se a barriga estiver muito grande, corte-a em dois ou três pedaços.

Numa panela, derreta a banha em fogo baixo. Adicione a barriga e o restante dos temperos. A gordura deve cobrir a barriga. Cozinhe em fogo bem baixo, até 120ºC, por cerca de quatro horas, até que a carne esteja bem macia. Retire a barriga da gordura e leve-a a outra assadeira com a pele para baixo. Aplique um peso ligeiro sobre a carne (pode ser uma assadeira menor diretamente sobre a carne e algumas latas de conserva sobre ela), para que a pele fique bem colada no fundo. Leve para esfriar na geladeira. Peneire a gordura e reserve. Quando estiver fria, corte a barriga em quadrados com cerca 5cm de largura. Reserve até a hora de finalizar o prato.

Modo de preparo (nhoque):

Pique o pão em cubos grandes e bata-os em um processador ou liquidificador até que fique bem fino. Adicione o ovo e o leite e bata até ficar homogêneo. Passe a mistura para uma tigela e misture a farinha de trigo, o queijo grana padano e o sal. Coloque a mistura dentro de um saco de confeiteiro sem bico, feche e leve-o à geladeira. Quando a mistura já estiver gelada, coloque uma panela de água ligeiramente salgada para ferver. Usando uma tesoura, ou a ponta de uma faca, vá espremendo a mistura pelo saco de confeiteiro e cortando os pedacinhos de nhoque, com cerca de 1,5 cm, diretamente sobre a água fervente. Quando eles levantarem à superfície, recolha-os com uma escumadeira, regue com um pouco de azeite e deixe esfriar em uma travessa larga para que esfriem rápido.

Dicas: caso não se tenha um saco de confeiteiro, use um saco plástico resistente e corte um furo com cerca de 1,5 cm de diâmetro em uma das pontas. Para que seu braço não canse na hora de espremer o nhoque, pegue uma panela mais alta do que o recipiente em que você vai cozinhar a massa. Coloque-a de cabeça para baixo ao lado da panela com água fervente. Apoie o saco na panela mais alta, deixando que o bico fique sobre o líquido. Continue espremendo e cortando o nhoque normalmente.

Continua após a publicidade

Modo de preparo (pesto):

Bata o alho e as nozes num liquidificador ou processador com um pouco de azeite. Acrescente o restante do azeite e o manjericão. Bata rapidamente e, em seguida, finalize com os queijos, batendo apenas para misturar. Dicas: se não encontrar pecorino romano, substitua pela mesma quantidade de grana padano ou parmesão, mas nunca compre o que já vem ralado no saquinho. É provável que esta receita renda mais do que o necessário de pesto. Para conservá-lo, passe para um pote de vidro bem limpo, cubra com um filme de azeite e guarde na geladeira por até uma semana.

Finalização:

Com a faca, faça cortes em um formato quadriculado no lado da pele da barriga sem que os cortes alcancem a carne. Aqueça moderadamente uma frigideira antiaderente com um pouco da banha que sobrou do confit. Coloque a barriga com o lado da pele para baixo e deixe fritar até que fique dourada e crocante. Vá virando para dourar dos dois lados.

Esquente o nhoque em uma panela de água quente e salgada. Em uma tigela de inox, tempere 8 colheres de sopa do pesto com um pouco da água quente de cozimento (cerca de 2 colheres de sopa). Escorra a massa, despeje-a na tigela junto com o pesto e 200g de tomate cereja cortados em quatro partes, mexendo delicadamente para que tudo se emulsione. Sirva a barriga acompanhada do nhoque.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.