Continua após publicidade

Esquece a buzina e vem para a Internet!

Use o seu smartphone e ajude o Rio a andar

Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2017, 13h50 - Publicado em 10 set 2013, 17h57

Uma das primeiras queixas que se ouve quando o assunto é Copa do Mundo ou Olimpíadas no Rio de Janeiro é o trânsito. ?Vai ficar tudo parado?, avaliam os mais pessimistas. Mas existem várias formas para ajudar a cidade continuar fluindo.

Em 2010, foi criado o Centro de Operações Rio, uma espécie de quartel-general que integra cerca de 30 órgãos (secretarias municipais, estaduais e concessionárias), para monitorar e melhorar o funcionamento da cidade no dia a dia e em grandes eventos. A intenção é acompanhar de perto a rotina do Rio 24 horas por dia e diminuir o impacto causado pelas ocorrências, alertando os setores responsáveis em casos de emergências como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Além dos canais oficiais, existe outra arma importantíssima contra o trânsito pesado: o carioca! Com smartphones conectados à Internet, você pode contribuir para informar a outros motoristas as melhores rotas para fugir dos engarrafamentos, acidentes, obras ou grandes aglomerações de pessoas. Basta usar um dos aplicativos criados especialmente para isso!

Recentemente comprado pelo Google, o Waze (www.waze.com) é um GPS social, que mudou a forma como os mapas são usados hoje em dia. Em vez de ensinar o caminho, ele ? com a ajuda de uma comunidade de mais de 50 milhões de motoristas em todo o mundo ? sugere as melhores rotas, para ninguém perder tempo em engarrafamento.

A professora Giselle Fonseca , 39, é uma das usuárias do aplicativo. Como trabalha perto do estádio do Maracanã, sempre verifica em seu telefone o melhor caminho para ir pra casa, especialmente em dias de jogos. ?Na época da Copa das Confederações, foi uma mão na roda.

Continua após a publicidade
Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Foto: Alexandre Macieira | Riotur ()

Além de saber que ruas estavam fechadas ao trânsito, contava com a ajuda de outras pessoas, que nem conheço, para não ficar presa em engarrafamento?, lembra.

E, como a ideia é colaborar, a professora diz que também usa o aplicativo para informar lentidões ou obstáculos no trânsito.

Colabore no trânsito

Continua após a publicidade

Se você também quer fazer parte desta rede e colaborar para o trânsito no Rio de Janeiro, escolha um dos aplicativos abaixo, instale em seu aparelho celular, crie um perfil de usuário e comece já!

Wabbers – www.wabbers.com Trapster – www.trapster.com

Acompanhe mensalmente nas páginas de Veja Rio o projeto “Com o Rio, de Braços Abertos”, poste fotos e comentários nas redes sociais https://www.facebook.com/vejario e https://www.instagram.com/vejario, comente as matérias no site de Veja Rio e fale conosco pelo e-mail bracosabertos@abril.com.br. Identifique seus conteúdos com as hashtags: #bracosabertos e #riodebracosabertos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.