Continua após publicidade

A Alemanha é aqui

O Rio é um dos destinos que receberão as celebrações do ano da Alemanha no Brasil. Antes mesmo que os festejos comecem, preparamos um roteiro germânico em terras cariocas. Aproveite!

Por Louise Peres
Atualizado em 5 jun 2017, 14h11 - Publicado em 7 fev 2013, 18h07

Em 2013 a já antiga parceria estabelecida entre Brasil e Alemanha extrapola as fronteiras da diplomacia e, sem mesmo sair do país, os brasileiros terão a oportunidade de viver uma imersão na rica e diversificada cultura germânica. É o Ano da Alemanha no Brasil, que a partir de maio traz um intenso calendário dedicado a dar visibilidade à atuação do país europeu nas mais diversas áreas: economia e tecnologia, ciências, cultura, meio ambiente, educação, esporte e estilo de vida.

Entre as cidades que vão receber essa programação, é claro, está o Rio. Antes mesmo de o ano festivo começar, o carnavalesco Paulo Barros já levou à Sapucaí uma homenagem ao país com o enredo Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada. Em setembro, um dos principais acontecimentos culturais do ano, a Bienal do Livro, também abre espaço para celebrar a cultura alemã e sua importância na história da humanidade.

Para quem quiser começar desde já os trabalhos festivos, preparamos um roteiro carioca em que a Alemanha é a grande estrela. Passeie por apetitosos pratos da culinária típica, aprecie saborosos rótulos das celebradas cervejas e saiba onde aprender o idioma do país. Pronto para embarcar?

Adega do Pimenta

Ex-mestre cervejeiro da Brahma, o alemão Holf Pfeffer criou o restaurante. Em 1995, três anos depois da morte do fundador, um antigo frequentador da casa, William Guedes, comprou-a para preservá-la. Hoje ele cuida também da filial, no Centro, e do Herr Pfeffer, outro desdobramento da empreitada. No salão apertado da matriz, separado da rua por uma cerca alta de madeira é possível provar porções fartas de pratos como steak tartare acompanhado de cinco tipos de pão de centeio, mix de salsichas do pimenta e uma feijoada alemã, de feijão-branco, legumes, kassler (costeleta suína), lombo, linguiças e salsichas. O strudel de maçã fecha a refeição.

Rua Almirante Alexandrino, 296, Santa Teresa, tel. 2224-7554. 12h/22h (sáb. até 20h; dom. até 18h).

Bar Brasil

Eleito, ao lado de outros botequins históricos, como patrimônio cultural do Rio de Janeiro no fim de 2011, o bar mantém um raro exemplar da torre de chope sobre o balcão – de onde sai um dos melhores exemplares da bebida na cidade. É um bom acompanhamento para pratos da culinária alemã e petiscos em geral. Fazem sucesso o bolinho de bacalhau e o croquete de carne. O mix de salsichas (de vitela, suíça, tradicional e tipo frankfurt) e o suculento kassler, a bisteca suína, alimenta duas pessoas, podendo vir com salada de batata ou arroz de lentilha com batatas coradas.

Continua após a publicidade

Avenida Mem de Sá, 90, Lapa, tel. 2509-5943, tel. 11h30/0h (fecha dom.)

Bar Lagoa

bar-lagoa.jpg
bar-lagoa.jpg ()

Onipresente no deslumbrante salão art déco, onde saltam aos olhos as composições geométricas e os revestimentos de mármore de Carrara, o chope é tratado com esmero por ali, desde a chegada do barril até ser levado à mesa. Não à toa foi eleito o melhor da cidade pelo guia VEJA Rio Comer & Beber 2012. Os tonéis metálicos são armazenados em câmaras frigoríficas e já chegam gelados à chopeira. Essa baixa temperatura é mantida por uma fina camada de gelo que envolve os 50 metros de serpentina. Na ponta final do processo, os encarregados de tirar a bebida são verdadeiros mestres no ofício, com uma média de vinte anos no comando das torneiras. O chope, então, jorra na caldeireta com colarinho alto, como deve ser. Sua espuma, inclusive, é usada na receita da elogiada salada de batata, que serve de guarnição para os pratos alemães. Entre eles, o par de salsichões, o rosbife e o steak tartare, em que a mistura da carne crua cuidadosamente temperada com uma gema é feita diante do cliente, à moda antiga.

Avenida Epitácio Pessoa, 1674, Lagoa, tel. 2523-1135. 18h/2h (sáb. e dom. a partir das 12h)

Bar Luiz

bar-luiz.jpg
bar-luiz.jpg ()
Continua após a publicidade

Um dos doze bares da cidade tombados pela prefeitura como patrimônio cultural carioca, fundado na segunda metade do século XIX, foi o primeiro endereço carioca a servir chope. Mudanças na marca da bebida, após o fim da centenária parceria com a Brahma, deram o que falar. Restam o charme retrô do ambiente e o sotaque alemão do cardápio. Por lá brilham o croquete de kassler, costeletas, salsichões (bock ou branco), joelho de porco e, de sobremesa, apfel­strudel.

Rua da Carioca, 39, Centro, tel.2262-6900. 11h/23h (seg., ter. e sáb. até 22h; fecha dom.)

Casa Urich

Inaugurada na Rua Sete de Setembro por um legítimo alemão, Edmmund Urich, a casa migrou em 1950 para o ponto onde permanece até hoje. Conserva o climinha de Rio Antigo nos azulejos brancos que revestem as paredes e colunas do salão, nas mesas e cadeiras de madeira e nos garçons engravatados. Dois hits locais são o suculento kassler grelhado com salada de batatae o salsichão de vitela acompanhado de salada de batata, aipo e roquefort.

Rua São José, 50 – loja A, Centro, tel. 2220-2224. 11h30h/23h (fecha sáb. e dom.)

Herr Pfeffer

herr-pfeffer.jpg
herr-pfeffer.jpg ()
Continua após a publicidade

O nome deste estabelecimento na movimentada galeria do Teatro do Leblon é uma homenagem ao primeiro dono da Adega do Pimenta, hoje administrada por William Guedes. Entre as delícias servidas, croquete de carne acompanhado de três tipos de mostarda, lentilha à garni (uma espécie de feijoada feita com o grão), kassler (costeleta suína salgada e defumada), salsichas alemãs, joelho de porco desfiado e linguiça. Na carta de cervejas, marcas populares na Alemanha, como Paulaner e Erdinger, fazem a festa dos amantes da bebida. As Weihenstephaner também fazem sucesso.

Rua Conde de Bernadotte, 26 – loja D, Leblon, tel. 2239-9673, tel. 12h/0h (qui. a sáb. até 2h).

Goethe Institut

O Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha para divulgação da língua e cultura alemãs está no Rio desde 1957 e faz parte de uma rede de 149 institutos e representações espalhados por 91 países. Por lá, além de aprender a falar alemão com quem realmente domina a língua, você pode fazer cursos de literatura, tradução, gramática, conversação e cultura alemã, entre outras, em diversas modalidades e horários.

Rua do Passeio 62, 1° e 2° andares, Centro. Há cursos também em Botafogo, na Barra e em Jacarepaguá. Mais informações no site do Goethe Institut. https://www.goethe.de/ins/br/rio/ptindex.htm

Landhaus

landhaus.jpg
landhaus.jpg ()
Continua após a publicidade

Verdadeira embaixada alemã na cidade, o restaurante , preparada sob os cuidados da proprietária, Érika Meiswinkel, natural de Munique. Todos os dias, ela recebe a clientela vestida em trajes típicos. Sem alterar a estrutura da casa, antiga sede de uma fazenda de café, ela transformou os cômodos em pequenos salões, decorados com objetos trazidos da Alemanha. Uma sugestão para o prato principal é o assado de porco com molho de cerveja escura, guarnecido de bolinho de batata e chucrute. Se a ideia for compartilhar o prato, o landhausteller serve duas pessoas com fatias de joelho de porco, kassler e bolo de carne, salsichão e bolinho de pão. Boa pedida: no primeiro domingo do mês, há shows de música típica.

Avenida Geremário Dantas, 615, Jacarepaguá, tel.2425-4683 e 3392-0107. 18h/22h30 (sáb. 13h/23h; dom. 12h/16h; fecha de seg. a qui.)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.