Sabe o que é um Porto?

Você já deve ter ouvido falar em Vinho do Porto.

Você já deve ter ouvido falar em Vinho do Porto. Este é um dos mais antigos e prestigiosos vinhos do mundo, cujo nome vem da cidade do Porto, no norte de Portugal.

O que diferencia o Porto de outros vinhos é que ele é fortificado, leva uma adição de aguardente vínica. Explico: todo vinho é feito através de uma fermentação alcoólica, quando leveduras transformam o açúcar natural da uva em álcool, resultando normalmente em vinhos secos e com álcool em torno de 13-14%.

No vinho do porto é diferente. No meio da fermentação, quando o vinho está com cerca de 10% de álcool, adicionam o equivalente a cerca de 10% de aguardente vínica, elevando o teor alcoólico para 20% e ao mesmo tempo interrompendo a fermentação, matando as leveduras e deixando o vinho ainda com cerca de 100 gramas de açúcar natural.

Resultado: o Porto é vinho doce e alcoólico, forte e imponente.  Como diz um provérbio português:“Todo vinho seria Porto se pudesse.”

 

Leia mais em www.marcelocopello.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s