Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

O serviço do vinho

Saber abrir a garrafa de vinho é o primeiro passo da degustação.

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 mar 2017, 06h01 - Publicado em 22 mar 2017, 06h01

Saber abrir a garrafa de vinho é o primeiro passo da degustação. Acompanhe uma aula do sommelier João de Souza sobre o tema.

  
Guardar 
A garrafa deve ser sempre guardada na posição horizontal para manter a rolha em contato com o líquido. Dessa forma evitamos seu ressecamento e, conseqüentemente, a entrada de ar na garrafa, o que é fatal para o vinho. A temperatura deve ser constante, sem variações bruscas. É ideal que o ambiente esteja entre 15 e 18 graus, com umidade aproximada de 75%.

Deve-se evitar resíduos, claridade e aromas fortes no local.
Movimentar 
Ao retirar o vinho da adega é preciso movimentá-lo com cuidado. Não agite a garrafa e nem deixe que as mãos esquentem o vinho.
Servir 
O vinho deve ser servido na temperatura correta. O primeiro procedimento é cortar a cápsula na parte superior, tomando cuidado para que não fiquem rebarbas.

Em seguida, retira-se cuidadosamente a rolha, evitando, desta forma, parti-la.

É preciso também tomar cuidado para que ela não seja perfurada até o final e seus resíduos caiam no vinho.
A próxima etapa é examinar a elasticidade da rolha para avaliar se ela não está ressecada. Depois, conferir seu aroma para certificar-se da ausência de defeitos que comprometam o vinho.

 
Para servir, atente para a quantidade. Nunca encha a taça. O vinho deverá ocupar apenas um terço de seu volume, pois será preciso espaço para agitar a taça, possibilitando ao vinho desprender seus aromas.
Examine-o visualmente, olfativamente e gustativamente. Sirva-o somente com a certeza de que ele está perfeito.

Continua após a publicidade

Espumante 
Este vinho requer cuidados especiais na hora de servir. Após retirar o gelo e secar a garrafa, tire a cápsula com cautela e mantenha sempre o polegar sobre a rolha, para evitar que ela saia sozinha. É importante também que não sacuda a garrafa e não estoure a rolha, fazendo-a perder o perlage.

Segure firme a rolha e gire vagarosamente a garrafa até abri-la, sem fazer qualquer ruído. Sirva uma pequena quantidade e espere a espuma baixar.

Depois complete até 3/4 da taça.

Aeração
É usada para vinhos ainda muito jovens ou com os aromas muito fechados. O objetivo é fazer com que a maior quantidade possível da bebida entre em contato com o ar. Para isto, basta abrir a garrafa e despejar o vinho no decanter, mantendo o máximo de distância possível. Sirva-o em seguida.

Continua após a publicidade

Decantação 
Vinhos com mais de cinco anos de idade podem apresentar depósitos, porém isso não é defeito. Para decantar, deve-se primeiro cortar a cápsula na vertical, de baixo para cima, para retirá-la por inteiro. Esse procedimento permite que se avalie o estado da rolha, pois ela tende a se desmanchar com o passar do tempo.

A decantação serve para evitar que o depósito apareça no momento em que o vinho é servido. Acende-se uma vela para que seja possível ver, através do gargalo, o avanço dos depósitos.

É preciso ter cuidado ao verter o vinho no decanter, para que os sedimentos não se movimentem, misturando- se à bebida. É necessário também deixar um pouco de vinho na garrafa, com os resíduos.

Leia também: O que é um vinho de guarda?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.