Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Londres, dicas de lojas de vinhos

quais as mellhores lojas de vinho da capital inglesa,

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 Maio 2017, 18h18

por Marcelo Copello

Ao perguntar a Charles Metcalfe, londrino e crítico de vinhos, quais as mellhores lojas de vinho da capital inglesa, sua reação foi de pânico. “But there are so many!” (mas são tantas!), disse ele antes de se acalmar e soltar algumas boas dicas. Repeti a pergunta a outros enocidadãos como Christelle Guibert, diretora de degustação da revista Decanter, e craques como Steven Spurrier e Oz Clarke, que dispensam apresentações. Fiz uma compilação, recorri ao Google e mergulhei nas profundezas do London Underground, ou The Tube, como chamam aqui.

A primeira e obrigatória parada foi a Barry Bros & Rudd (BBR), na St James Street, onde mora o príncipe Charles. A loja vale uma visita, primeiramente, por sua arquitetura e história (tente visitar a adega nos andares subterrâneos). Até pouco tempo, não havia garrafas expostas, comprava-se conversando com um vendedor detrás de uma antiga mesa de madeira com listas de vinhos impressas. Hoje, há poucas garrafas expostas, os vendedores usam computadores (nas mesmas antigas mesas). Mas, não se engane pela aparência, a BBR é um dos mais dinâmicos negociantes de vinhos de Londres, com uma grande oferta de vinhos (disponível em seu site). Não deixe de visitar a seção de uísques.

De uma das mais tradicionais lojas fui a uma das mais novas (e premiadas), a The Sampler. O nome da loja (que traduzo como “o mostruário”) já sugere o que vamos encontrar. São cerca de 80 vinhos em taça, pelo sistema enomatic, em doses que vão de 25 ml a 125 ml, com preços que começam com centavos de libra. Até aí ótimo, mas não inédito. O diferencial é a seleção de vinhos disponíveis para serem provados em doses bem baratinhas. A The Sampler oferece vinhos muito interessantes, de Jura a Brasil (havia um Castas Portuguesas, da Miolo, disponível em doses), e não fica por aí. O que me chamou a atenção foram safras antigas (a bons preços) de Riojas, Bordeauxs e Borgonhas. Provei 25 ml de um Calon Segur 1959 e um Rioja Monte Real 1973, além de outros mais jovens, e minha conta não passou de 10 libras. Todas as garrafas oferecidas em doses também estão dosponíveis para compra.

Continua após a publicidade

Visitei várias lojas, mas onde comprei algumas garrafas foi na HandFord. Lá encontrei, além de um bom atendimento, uma boa seleção, especialmente de Portugal, Borgonha e sul da França, além de boa variedade de Bordeaux, Loire, Languedoc, Itália e África do Sul.

Talvez a loja mais impressionante da cidade seja a Hedonism Wines. Lá encontrei todos os grandes ícones em verticais e em grandes formatos, é para sonhar, mas não apenas, os preços não acima do marcado. A visita é indispensável.

Em Londres é inevitável (e para que evitar?) uma passada na Harrods. Tente resistir às seções de tudo o que imaginar em comida e vá direto ao subsolo e à cave de vinhos. Uma das vendedoras, Maristela, é brasileira (assim como muitos dos clientes), que poderá guiar você pelas muitas safras de ícones de Bordeaux e Borgonha, com Petrus e Romanée-Conti. Uma vertical completa de Petrus, de 1969 a 2008, sai por 295 mil libras (em torno de R$ 785 mil). Os preços são um pouco salgados, mas olhar é de graça.

Para os amantes dos vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, os endereços são Terroir e Brawn, dois wine bars e lojas ligadas ao movimento dos vinhos naturais, com boas ofertas de rótulos e boa comida.

Continua após a publicidade

Para encerrar o giro, visite o wine bar mais antigo de Londres, fundado em 1890, o Gordon’s, que fica no subsolo (como muita coisa em Londres) e é um autêntico bar de Jerez, rodeado de barris. A especialidade, além do Jerez, são os Portos e Madeiras, aos quais acompanham tapas. O local parece uma caverna, em clima de pub, sempre animado e lotado e, mesmo no inverno, um forno (refresque-se com um Fino ou Manzanilla).

Recomendados

Berry Bros & Rudd
3 St James’s Street, London SW1A 1EG
https://www.bbr.com
The Sampler
266 Upper Street, Islington, London N1 2UQ
https://www.thesampler.co.uk

Hedonism Wines

3-7 Davies St, Mayfair, London W1K 3LD

https://www.hedonism.co.uk

Continua após a publicidade

Harrods
87–135 Brompton Road, London SW1X 7XL

https://www.harrods.com

Terroirs

5 william IV Street, WC2N 4DW

https://www.terroirswinebar.com

Brown

49 Columbia Rd. E2 7RG

Continua após a publicidade

https://www.brown.co

Gordon´s Wine Bar

47 Villiers Street, WC2N 6NE

https://www.gordonswinebar.com

Outras lojas que merecem visita

Fortnum & Mason

https://www.fortnumandmason.co.uk

Loja de departamentos de luxo. Seção de vinhos forte em Borgonha, Alemanha e fortificados

Continua após a publicidade

Lea & Sandeman
https://www.londonfinewine.co.uk
Especialidade: Itália e Borgonha

Around Wine
https://www.aroundwine.co.uk
Um paraíso para quem busca acessórios para vinhos

Oddbins Fine Wine Store, Farringdon
https://www.oddbins.com

Especialidade: Austrália e Estados Unidos

Haynes Hanson and Clark

https://www.hhandc.co.uk

Especialidade: Borgonha.

Highbury Vintners

https://www.highburyvintners.co.uk

Especialidade: além de bons vinhos, cervejas artesanais

City Beverage Company

https://www.citybeverage.co.uk

Especialidade: além de bons vinhos, cervejas artesanais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.