Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Conheça a MALBEC: história, curiosidades e VINHOS!

Hoje ao falar em Malbec somos imediatamente levados à pensar em Argentina...

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 jul 2017, 16h56 - Publicado em 22 jul 2017, 16h56

Por Marcelo Copello

Hoje ao falar em Malbec somos imediatamente levados à pensar em Argentina, mas este fenomeno é dos últimos 15 anos, desde que a Argentina aventurou-se no mercado internacional.

A Malbec nasceu em Bordeaux há alguns séculos, mas desenvolveu-se mais na região francesa de Cahors. Com a Phylloxera no século XIX foi quase apagada de Bordeaux onde ainda existe, embora seja rara. Lá nunca foi realmente muito plantada, os châteaux tinham um máximo de 10% de Malbec para ser usada em cortes com o papel de suavizar o Cabernet Sauvignon. Depois da Phylloxera contudo, foi replantada em porta enxertos muito vigorosos e após a geada de 1956 foi quase abandonada em nome da Merlot. Hoje em Bordeaux os poucos châteaux que tem Malbec raramente a usam em proporção maior que 5% em seus vinhos. No Cahors sim, a Malbec é a mais plantada, e é obrigatória em mínimo de 70% nos cortes.

A Malbec veio de Bordeaux para a Argentina em 1852 (e não do Cahors) e lá se adaptou esplendidamente. Hoje a diversidade clonal da Malbec na Argentina é enorme, maior que na França.

Viticultura

A Malbec precisa de muito sol, solos secos, pouca chuva e clima frio/fresco  para que seu ciclo de amadurecimento seja lento e longo (proporcionando taninos mais maduros, finos e doces),  precisa também de amplitude termica diária, para que a diferença de temperatura gere cascas mais grossas nas uvas e consequentemente mais cor e corpo nos vinhos. Em outras palavras, o clima ideal para a Malbec é na Argentina, onde:

– os vinhedos ficam em geral a mais de 1 mil metros de altitute

Continua após a publicidade

– a amplitude termica diária pode chegar a quase 30oC

– os terrenos são áridos e o clima é desértico, com apenas 200mm de chuvas ao ano (enquanto em Bordeaux pode chover mais de 900mm).

Outro fator a favor da Malbec Argentina é a idade média dos vinhedos. Cerca de 60% dos vinhedos argentinos possui mais de 25 anos de idade, o que é raro e se traduz em qualidade, com vinhos mais encorpados, profundos e complexos.

Vinificação

A Malbec pode gerar todo tipo de vinho, do rosé, aos tintos leves, vinhos de sobremesa ou mesmo  espumantes, mas o mais emblemático é o Malbec tinto encorpado. As vinificações costumam ter macerações longas, com muita extração de sabores e aromas, com passagem longa por carvalho novo, francês e americano.

Continua após a publicidade

Cor: o típico Malbec é quase roxo, rubi muito escuto com reflexos violáceos (se jovem).

Frutas: os Malbecs argentinos costumam ser exuberantes nos aromas de frutas, com muitas frutas negras (ameixas, amoras principalmente) bem maduras, as vezes lembrando geléias. Os do Cahors lembram mais frutas frescas, não tão maduras.

Flores: violeta é um dos aromas típicos do Malbec argentino, menos evidente nos exemplares do Cahors.

Vegetais/ervas: tabaco é um aroma da malbec mais comum nos exemplares do Cahors. Podemos também ter aromas verdes/erbáceos ou mentolados.

Especiarias: baunilha, alcaçuz

Continua após a publicidade

Madeiras: carvalho

Tostados: café, chocolate

Sabor:

Doçura: quase sempre os Malbecs estarão na categoria “seco”, com poucos gramas de açúcar residual (1 a 5), é o mais comum no mercado, mas com sensação de maciez dada pelo álcool alto e acidez moderada.

Acidez: aqui está uma grande diferença do Malbec argentino para o francês. O argentino geralmente tem acidez moderada e o francês mais alta.

Continua após a publicidade

Corpo: geralmente tintos que vão do encorpado ao muito encorpado.

Álcool: na Argentina reramente um albec terá menos de 13,5% de álcool, podendo chegar aos 17%. Na França estes números são mais baixos, ficando geralmente entre 12% e 14%

Malbec no mundo

Sobre a Argentina já falamos bastante, lá estão os Malbecs típicos do novo mundo, densos e encorpados. Em sua região de origem, Bordeaux, a Malbec é muito pouco plantada. O Cahors produz excelentes exemplares, alguns chegam a grandes vinhos, finíssomos. Em estilo mais clássico do velho mundo, os Malbecs de Cahors lembrarão mais um Bordeaux que um Malbec Argentino.

Fora estes países a Malbec ainda é pouco plantada, mas começa a ser disseminada, graças ao sucesso argentino. Chile, Austrália e Brasil são alguns dos países que estão investindo na Malbec.

Curiosidades

– Hoje a Malbec é uma das uvas tintas de maior sucesso no mundo e impulsiona as exportações argentinas.

Continua após a publicidade

– Alguns produtores do Cahors já passaram a colocar o nome Malbec no rótulos, pois assim vendem mais vinho, graças a fama desta uva feita pelos argentinos.

Outros nomes da Malbec são: Cot ou Côt (no Loire ou Sudoeste), Auxerrois (Cahors), Pressac (Bordeaux margem direita), todas regiões francesas.

VINHOS

Veja alguns dos vinhos da Malbec avaliados no site https://www.marcelocopello.com

https://www.marcelocopello.com/vinho/eggo-corte-tinto-2012-zorzal

https://www.marcelocopello.com/vinho/kaiken-mai-

https://www.marcelocopello.com/vinho/kaiken-ultra-

https://www.marcelocopello.com/vinho/cadus-malbec

https://www.marcelocopello.com/vinho/malmau-malbec

https://www.marcelocopello.com/vinho/dstnto

https://www.marcelocopello.com/vinho/viu-manent-malbec-rose-2014

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.