Champagne ou Prosecco?

Por Marcelo Copello   É inimaginável um réveillon sem champagne, inconcebível um pódio de Fórmula 1 sem champagne, incompleto um casamento sem champagne, imperdoável qualquer celebração sem champagne. Champagne é alimento básico da alma, ração essencial da felicidade. Peço vênia aos nutrólogos para dizer que: alimentação balanceada é uma taça de champagne em cada mão!   Entramos […]

Por Marcelo Copello

 

É inimaginável um réveillon sem champagne, inconcebível um pódio de Fórmula 1 sem champagne, incompleto um casamento sem champagne, imperdoável qualquer celebração sem champagne. Champagne é alimento básico da alma, ração essencial da felicidade. Peço vênia aos nutrólogos para dizer que: alimentação balanceada é uma taça de champagne em cada mão!

 

Entramos em dezembro, o mês do ano em que mais se consome espumantes. Por isso nos próximos posts vamos esclarecer algumas dúvidas.

 

champa 2

 

Primeiro: só chamamos de champagne os espumantes feitos na região de Champagne na França. E Prosecco? Este é o nome de um espumante feito com uma uva chamada Glera, em uma região demarcada na Itália. Na Espanha por exemplo, existe o CAVA, espumante feito com uvas locais em regiões demarcadas. O nome digamos “genérico” é espumante, que serve para todos os vinhos que borbulham.

Leia também: A história da doçura do Champagne

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s