Imagem Blog

Maresia Fluminense Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

O terminal transatlântico

O canal de Cabo Frio (Itajuru) concentra boa parte das belezas da cidade. Ao longo do trecho percorrido por suas águas, do centro até a boca da barra, há um leque de cenários deslumbrantes e pontos agradáveis para se passar o tempo ocioso. Um desses pontos é o Terminal Transatlântico, que fica no trecho final […]

Por juliobarros
Atualizado em 25 fev 2017, 18h56 - Publicado em 3 out 2013, 03h43

O canal de Cabo Frio (Itajuru) concentra boa parte das belezas da cidade. Ao longo do trecho percorrido por suas águas, do centro até a boca da barra, há um leque de cenários deslumbrantes e pontos agradáveis para se passar o tempo ocioso. Um desses pontos é o Terminal Transatlântico, que fica no trecho final do canal.

Localizado no bairro da Passagem, é por ele que desembarcam os turistas que chegam à cidade a bordo dos grandes transatlânticos ancorados ao largo.

Pequenas embarcações conduzem os turistas dos navios ao pier do terminal.

Continua após a publicidade

O espaço amplo tem uma vista panorâmica do canal, com uma infinidade de barquinhos coloridos que podem ser vistos por ali todos os dias.

O  pier atrai turistas que, munidos de máquinas fotográficas de variados tamanhos, se fartam de fazer registros dos encantos do lugar. Em volta da construção estão ancorados barcos de lazer, de trabalho e embarcações esportivas. Das possantes lanchas aos pesqueiros mais rústicos.

Continua após a publicidade

Neste ponto, o canal se alarga bastante. Mas a vista da outra margem é nítida com suas boas construções, embarcadouros e oficinas de barcos.

À volta da construção, barquinhos de pescadores servem de poleiro para mergulhões famintos.

Continua após a publicidade

O pier é base também para o lazer aquático, muito praticado no canal ou no mar, a partir dele. Stand up paddle, caiaque e canoagem são praticados nas águas calmas do canal. Para os novidadeiros, aulas de canoa havaiana, uma atividade esportiva que vem ganhando muitos adeptos no Brasil.

Enquanto o pesqueiro parte para alto mar, lanchas de luxo descansam na marina do outro lado do Itajuru. Esta é a vista que se tem a partir das mesas do único – e bom – restaurante do lugar.

Continua após a publicidade

Cenário que pode ser desfrutado enquanto se aprecia as delícias da cozinha especializada em frutos do mar. Destaque da casa, o prato bem servido de lagostins, camarões gigantes, lulas e peixe grelhados pode ser saboreado por 55 reais.

Apesar do visual e do bom serviço, o lugar ainda é pouco procurado por turistas, e é ignorado também por boa parte dos moradores.

Continua após a publicidade

Lojinhas de roupa, lembranças, arte e artesanato também compõem o espaço.

Esculturas adornam os jardins da entrada, onde há ainda um pequeno relógio de sol.

As obras com motivos marinhos não são lá essas coisas, mas podem ser vistas da via pública, onde há muito espaço para o estacionamento de carros e vans. Bom lugar para comer e relaxar. Um passeio e tanto.

(Fotos: Julio Cesar Cardoso de Barros)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.