João Fernandes e seu mirante

A praia de João Fernandes é uma das mais frequentadas de Búzios.  Ela é escoltada por morros e colinas onde estão instalados hotéis e pousadas. É a preferida dos turistas e conta com grande número de restaurantes e bares pé-na-areia. Em João Fernandes o turista tem a sua disposição passeios de banana boat, aluguel de pranchas, caiaques […]

A praia de João Fernandes é uma das mais frequentadas de Búzios.  Ela é escoltada por morros e colinas onde estão instalados hotéis e pousadas. É a preferida dos turistas e conta com grande número de restaurantes e bares pé-na-areia. Em João Fernandes o turista tem a sua disposição passeios de banana boat, aluguel de pranchas, caiaques e equipamento de mergulho.

Da janela do hotel o telhado do casario morro abaixo e as palmeiras que adornam a praia não impedem a vista do mar azul.

As construções no estilo buziano preenchem os espaços por entre o verde natural e os jardins, de modo exagerado para alguns, mas sempre belo.

Do terraço do restaurante a vista é tropical típica.

Uma fartura de palmeiras enriquece a paisagem natural.

Os bares e quiosques com cobertura de palha oferecem mesas na areia, num nível mais elevado que a praia.

A areia grossa é remexida na subida da maré, mas normalmente não há ondas, só marolas, e as águas são claras e transparentes.

Uma legião de turistas estrangeiros anda de lá para cá por toda a extensão de João Fernandes.

Dois passos na água e já não dá mais pé para as crianças, exigindo vigilância permanente dos pais.

João Fernandes é famosa, também, pelos seus vendedores, muitos deles argentinos, que comerciam roupas de praia e bijuterias artesanais.

Batas, vestidinhos e saídas de banho coloridos são vendidos a preços acessíveis por negociantes que  aceitam até cartões de débito e crédito.

Se o mar é flat demais para os surfistas, é perfeito para os praticantes do stand up paddle, cujas pranchas  podem ser alugadas no lugar.

Bares oferecem serviço de praia, que inclui cadeiras, guarda-sol e ducha, tudo de graça para os clientes. Embora alguns restaurantes exijam, irregularmente, que os ocupantes de suas cadeiras de praia se comprometam a almoçar na casa. Para tomar uma água, cerveja, suco e comer alguns petiscos eles indicam mesas no patamar superior do terreno, fora da areia. Os coquetéis e os petiscos podem ser de ótima qualidade em alguns desses quiosques.

Após a praia e a soneca de depois do almoço, um bom programa é subir o morro e admirar o mar lá de cima, onde fica o Mirante de João Fernandes.

A vista é ampla em três direções, já que o Mirante fica na extremidade da península.

No tempo da colônia, o morro era estratégico para se observar a aproximação de piratas franceses e contrabandistas de escravos.

O verde esmeralda do mar se perde no horizonte, para além das pequenas ilhas.

Lá de cima se vislumbra a enseada da praia Brava.

Em dias de céu aberto dá para perder o fôlego com a vista.

(Fotos: Julio Cesar Cardoso de Barros e Cristina Ramos)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s