Ciúmes do novo filhote

21 julho 2011 | 3 comentários

por Ana Claudia Villaça

 

“Tenho uma cadela vira-lata de 3 anos e ganhei um dálmata de 2 meses, mas a minha cadela está com ciumes dele. O que eu faço pra deixar os dois no mesmo espaço sem brigas?”

É normal que no início sua cadela não goste muito da companhia de um filhote, afinal é uma nova criaturinha chegando para dividir o espaço e para lhe tirar o sossego. Você deve deixar que os dois se acostumem a ficar juntos, e isso vai acontecer aos poucos. Você pode incentivar a convivência com brincadeiras e dando petiscos quando se ficarem bem juntos. Aos poucos, a interação entre eles será bem maior.

Uma coisa boa é que, geralmente, macho e fêmea não brigam seriamente. O mais normal é acontecerem brigas com cães do mesmo sexo.

Por outro lado, o que você vai ter que tomar muito cuidado, se sua fêmea já não for castrada,  é com a época do cio. Se esse for o caso, é interessante castrar de pelo menos um deles logo para que não haja nenhum acidente e, consequentemente, filhotinhos indesejados. Em nossa experiência, vemos que nunca se consegue manter os dois separados, se pelo menos um deles não for castrado, vão acabar cruzando.

Tags: | | | Publicado em: Perguntas e Respostas
Comentários
  • Nome*:
  • Email*:
  • Site:
  • Comentário*:

  • Murilo

    Olá, Meu nome é Murilo e eu estou desesperado, pois ganhei uma filhote de Poddle com um mês, e agora, minha cadelinha de 7 anos, uma Pinscher, não aceita a nova integrante. A filhote está sempre querendo chamar a atenção da Pinscher, mas já esta, se esconde e corre dela. A sensação que tenho é que ela esta depressiva e com medo, pois a Pinscher não aceita ficar perto da filhote e nem de nós quando brincamos com a filhote. Tentamos sempre dividir a atenção entre as duas, mas mesmo assim não adiantou. Já tentei algumas coisas que vi na internet, como brincar com a Pinscher primeiro, alimentar primeiro, quando a filhote estiver no colo dou um petisco para a Pinscher, mas todas essas tentativas falharam.... Como estou apenas 3 dias com a filhote, eu penso que com mais tempo esse comportamento possa acabar, mas tenho medo que minha Pinscher fique depressiva ou doente.

  • lordcao

    Oi Karina, Como falamos, é normal que a cadela adulta não goste muito da brincadeira dos filhotes, muitos adultos perdem a paciência e não gostam muito das brincadeiras estabanadas. Continue deixando as duas juntas, mas fique de olho para ver se a mais velha não faz toma nenhuma atitude mais "grosseira" com a bebê. Se isso acontecer, pode dar uma bronca na Mika, para ela entender que aquele a Fiona é sua, e que ela não pode machucá-la! Mas não fique só na bronca. Lembre de agradar bastante a Mika se ele estiver, pelo menos, tolerando as brincadeiras da Fiona. O reforço positivo nestas horas é mais eficaz, tornando a presença da filhota agradável! Só mais uma lembrança... pense seriamente em castrar a Fiona antes do primeiro cio. A variação hormonal, mesmo que em só uma das cadelas, pode começar a desencadear brigas entre elas.

  • Karina

    Nossa estou com esse mesmo problema, tenho uma cadela castrada de 3 anos, ela é de porte médio e adotei uma de 4 meses que é pequena ainda, mas muito brincalhona, a mais nova esta tentando brincar com a mais velha, mas a mesma fica latindo e rosnando pra menor, mas ate agora nao mordeu a pequena e espero que nao morda. Como nao sei bem como agir, estou deixando elas se entenderem, a Mika (mais velha esta com muito ciumes da Fiona mais nova), acho que vou dar florais pra Mika se acalmar.