Imagem Blog

Juju na Trip Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma família de cariocas vivendo o que há de melhor na vida, e compartilhando todas as dicas por aqui. Acompanhem!
Continua após publicidade

Roteiro no Vale do Loire com crianças

O Vale do Loire é conhecido como uma rota romântica, de castelos e de vinhos. Mas é também uma rota bem legal para viagens em família e com crianças. A primeira dica aqui é equilibrar o roteiro, e misturar a visitas aos castelos com atividades mais lúdicas. A segunda é:  organize os dias com calma. […]

Por Blog Juju na Trip Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h29 - Publicado em 9 jun 2016, 15h04

IMG_5504-copy

O Vale do Loire é conhecido como uma rota romântica, de castelos e de vinhos. Mas é também uma rota bem legal para viagens em família e com crianças. A primeira dica aqui é equilibrar o roteiro, e misturar a visitas aos castelos com atividades mais lúdicas.

A segunda é:  organize os dias com calma. Nada de correr no Loire e espremer vários passeios em um única dia. Isso tornará a viagem cansativa para os pequenos. Se não tiver muitos dias, selecione o que irá fazer.

E sim, o Loire tem muitos castelos, mas também muitas outras coisas bacanas para fazer, e com crianças: barcos, passeios de carruagem, de bicicleta, aventuras. Nesse post, a gente montou um roteiro  com as coisas mais bacanas que fizemos por lá, onde ficar, restaurantes, como se locomover e outras dicas da região. Uma dica para transformar a visita das crianças a esses sítios e monumentos em passeios mais mágicos é fazer com que elas mergulhem na atmosfera dos reis e rainhas, tramas da corte e tudo o mais. Para isso, assistir a alguns filmes antes da viagem pode ser uma boa ajuda. Aqui vão alguns: Rainha Margot, Joanna D´Arc de Luc Besson, O Homem da Máscara de Ferro (com Leo di Caprio). Por último, você precisará de um carro. Fica inviável ir de uma cidade para outra e visitar os castelos sem um carro se você viaja com crianças.

E PARA QUEM quer saber como a gente fica sempre online durante as nossas viagens, aqui vai a dica: a gente usa o chip do Easy Sim4u, que tem cobertura em mais de 140 países e internet ilimitada.

ORLÉANS

Orléans é nosso ponto de partida para a viagem pelo Loire. Saímos de trem (compramos o bilhete no SNCF, que não tem taxas) de Paris, numa viagem de uma hora. É possível ir de carro também, mas achamos mais prático (e barato) pegar o veículo na estação ferroviária de Orleans. Tem uma Avis lá, e o carro pode ser devolvido em qualquer horário, inclusive de madrugada. A cidade é linda, alegre, cheia de gente nova e animada, tem muitos bares e restaurantes e um clima de festa no ar. É a capital do Loire, e uma cidade relativamente grande comparada com outras da região. O legal é ficar pelo centro histórico.

O QUE FAZER:

– Aproveite a cidade. Deixe parte do dia livre para passear por Orléans e relaxe tomando um café, curtindo as lojinhas e patisseries. Há muitas ruas de pedestres, uma praça, e as crianças podem ficar mais soltas.

Continua após a publicidade

– Alugue uma bike e pedale pela beira do Loire (a Wheel Free aluga bicicletas: 1 dia custa 15 euros para uma bike normal e 25 euros uma tandem). A gente ama Tandem, é muito mais divertido, e não exige esforço das crianças na pedalada. Se quiser, você pode ir até o Parc Floral de la Source, que abriga o Le Jardin des Formes, onde as árvores foram podadas para se parecerem com nuvens e outros corpos celestes, e um borboletário com espécies exóticas até da Indonésia e Madagascar.

Visite  Chateau de Chaumont-sûr-Loire (o mais incrível, na nossa opinião!). Pode deixar para almoçar no castelo, porque há dois restaurantes, e um deles com preços bem acessíveis. Chaumont-sûr-Loire é M A R A V I L H O S O! É tipo um Inhotim! Além da parte histórica, há um jardim gigantesco com dezenas de instalações de arte contemporânea ao ar livre. E o castelo ainda integra a mostra internacional de Jardins, com vários micro jardins projetados por paisagistas! É um chateau cheio de vida!! Programão em família! Não deixem de visitar!!!

ONDE COMER: Jantamos na brasserie Eric Lecerf, que trabalhou com o chef Joel Rebuchon. É um ambiente informal e, embora não tenha pratos infantis no cardápio, eles tiraram dos fornos um penne com tomates pra Juju. Tambñem doramos o La Parenthese. Descobrimos ele pelo tripadvisor (número 1) e não nos decepcionamos.

ONDE SE HOSPEDAR: Ficamos no Empreinte Hotel, um quatro estrelas novinho em folha, com uma vista incrível do rio Loire e no centro histórico de Orléans. O quarto é super espaçoso, e  café da manhã é maravilhoso. É um hotel family friendly muito bom e sofisticado. Para outros hoteis em Orléans, clique aqui no link.

IMG_5796 copyIMG_5800 copyIMG_5651 copyIMG_4923IMG_5504 copyIMG_5407 copyIMG_5448  copyIMG_5447 copyIMG_5348  copyIMG_5582 copyIMG_5592 copy

Continua após a publicidade
AMBOISE

A pequenina e fofa  Amboise foi construídana beira do Loire e aos pés do château, e tudo orbita em torno dele: uma praça, e algumas poucas lindas ruas com lojinhas de souvenirs, bistrôs e cafés. Durma aqui um dia pelo menos, porque embora Amboise seja muito pequena, é uma delícia de lugar!

O QUE FAZER:  

-Visite o Castelo de Amboise. Há uma guia portuguesa incrível chamada Elisabete, foi quem nos guiou, e fez toda a diferença. O Castelo tem milhares de histórias de amor, conquista e traição, e o tour que fizemos com ele foi super instigante (tente marcar sua visita com ela)!

-Passe uma tarde pela cidade, relaxando.

– Visite o Clos-Lucé, casa que serviu de morada para Leornardo Da Vinci. Lá, há vários experimentos interativos!! EM TEMPO: No verão, há festivais de música nos jardins do Clos-Lucé! 

– Que tal um passeio de balão pelo Vale do Loire? Nós não conseguimos ir por causa das condições metereológicas, mas as resenhas no Trip são ótimas!

Continua após a publicidade

Vejam aqui.

ONDE COMER:  Um lugar bem clássico é a Patisserie Bigot, que também serve quiches ótimas! ONDE SE HOSPEDAR: Nossa base em Amboise foi o Chateau de Perreux, uma casa do século XVI que lembra um pequena castelo. Ficamos num quarto enorme, com dois andares. A propriedade tem um bosque e um rio! Fica a 5 minutos de carro (2km) do centro de Amboise, e a parte gastrônomica é pilotado pelo chef Ludovic Laurenty, uma estrela no Michelin de 2008 a 2013 (comemos maravilhosamente no hotel!). Para quem quiser outro local, aqui tem a lista de hoteis em Amboise. IMG_4397  copyIMG_4315  copyIMG_4548 copyIMG_4127 copyIMG_4142 copyIMG_4534 copyIMG_4600 copyIMG_4468  copyIMG_4464  copyIMG_4453  copyIMG_4857copyIMG_4765 copy

BLOIS

Blois fica a uma hora de distância (de carro) de Orléans. É  uma cidade linda, menor que Orléans, com ruas pequenas, construções históricas e bons restaurantes. Na parte baixa da cidade fica a praça principal, mas é da parte alta que mais gostamos, com mil cantinhos charmosos a serem explorados.<h5

O QUE FAZER:

– Um jeito muito divertido de conhecer a cidade e seus pontos turísticos é numa ¨carruagem¨. O Les Attelages de Blois faz esses passeios, e oferece diferentes circuitos, que podem ter de 25 minutos (7 euros por adulto e 4 euros por criança) a 45 minutos com extras como degustação de produtos locais. É bem bacana!

– Tire também um tempo para conhecer o castelo de Blois, na verdade, um conjunto de quatro castelos em um. Explicando: a construção do Château se deu em quatro fases distintas, e em épocas diferentes. A parte mais antiga, é de 1210. Depois, veio a ala Luiz XII (1503), seguida pela ala François I (1524), e a ala Gaston d’Orleans (1638).

Continua após a publicidade

– Sete reis e onze rainhas viveram em Blois entre 1500 e 1715, mas o que se vê hoje no interior do Castelo não é o original. Para cuidar do reino, os reis não se fixavam em um único local, e se mudavam sempre de um castelo para outro, levando tudo o que tinham. Com isso, os móveis não se conservaram. E mais tarde, quando a realeza se mudou para Paris, esses castelos foram abandonados. Por isso, tanto em Blois, como em Amboise e nos outros châteaux, o que se vê nos cômodos é uma reconstrução de época.

– À noite, se for fim de semana, volte ao castelo para ver o festival de luz e som, quando (durantes os meses de abril a setembro) o Castelo projeta imagens e efeitos em sua fachada evocando acontecimentos célebres da História.

ONDE COMER: Hôte Antique é uma boa pedida. Já se a ideia for uma massa (o prato universal infantil rs), tem o La Vespa.

ONDE SE HOSPEDAR: Ficamos no La Maison du Thomas. É um hotelzinho simpático, numa rua pequena e na parte alta de Blois. Olhando de fora, o hotel não diz a que veio. Mas os quartos são maravilhosos, espaçosos, claros e bem decorados. O café tem croissants quentinhos, Nutella, suco feito na hora. Adoramos, e o preço é bem acessível. Para outros hoteis em Blois, clique aqui no link. IMG_4874 copyIMG_4879 copyIMG_4958 copyIMG_4972 copyIMG_5008 copyIMG_5042 copyIMG_5049 copyIMG_5061 copyIMG_5137  copyIMG_5150 copyIMG_5151 copyIMG_5161 copyIMG_5173 copyIMG_5204 copyIMG_5211 copyIMG_5220 copyIMG_5308 copyIMG_5335 copy

 SEGURO VIAGEM: É obrigatório para quem vai pra Europa. Os valores variam de acordo com o que está incluso (desde seguro para bagagem até hospitalização e coberturas específicas). Nós contratamos o da AssistCard, que é muito bem pontuado. Isso é importante, aliás, escolher um seguro confiável e conhecido.

Continua após a publicidade

QUEM VOA: Fomos de Swiss, e foi uma experiência ótima. Fiz um voo da Swiss de primeira classe há alguns anos, para Dinamarca, e foi um dos melhores. Dessa vez voamos de econômica, e a classe também tem um padrão bacana. Há espaço entre as cadeiras, e a comida era boa. Apesar de termos esquecido de pedir comida especial para a Juju (ela não come carne), a aeromoça muito atenciosa conseguiu uma massa com molho de tomate, vegetariana. Um serviço de bordo atencioso faz muita diferença para quem viaja com crianças. Chocolatinhos suíços no meio do voo também foram ótimos! Outro plus: a Swiss faz escala em Zurique, cidade linda, e para quem tiver tempo, a dica é aproveitar para fazer um stop!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.