Imagem Blog

Juju na Trip Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma família de cariocas vivendo o que há de melhor na vida, e compartilhando todas as dicas por aqui. Acompanhem!
Continua após publicidade

Guia do Rio de Janeiro para viajantes de todas as idades

Das grandes cidades do Brasil, o Rio de Janeiro é de longe uma das mais lindas e mais interessantes. O recorte geográfico com marcos como o Dois Irmãos e o Corcovado, a cultura boêmia e gastronômica, quilômetros de praias, trilhas ao ar livre,  museus, a vanguarda cultural; tudo isso faz da rota carioca um destino […]

Por Blog Juju na Trip Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h21 - Publicado em 10 out 2016, 18h37

Das grandes cidades do Brasil, o Rio de Janeiro é de longe uma das mais lindas e mais interessantes. O recorte geográfico com marcos como o Dois Irmãos e o Corcovado, a cultura boêmia e gastronômica, quilômetros de praias, trilhas ao ar livre,  museus, a vanguarda cultural; tudo isso faz da rota carioca um destino obrigatório. Sim,  ir ao Rio e não visitar o Cristo Redentor é como ir a Roma e não ver o Papa. Mas o post de hoje é sobre as outras atrações. Um roteiro para viver a cidade como fazem seus moradores, no Rio como um carioca.

arpoador praias rio de janeiro

1) As melhores praias

Sã0 muitos quilômetros de praia, e cada trecho tem sua tribo. No posto 12, no Leblon, é onde fica hoje a antiga galera que frequentava o Posto 9, um reduto da contracultura carioca. No Arpoador, é uma mistura de gente, com surfistas, turistas a vista mais linda do pôr-do-sol da cidade.

Copacabana ainda concentra o maio número de turistas da cidade, é uma praia de areia larga, muito movimento e barracas. Mas é daqui que se vê um dos horizontes mais lindos de mar, com a Serra da Niterói do fundo, e o Pão de Açúcar. Copabacaba também tem mar calmo, bom para quem quer aprender SUP numa das dezenas de escolinhas que se fixaram por lá.

Surfe, kitesurf, travesssias de SUP e Flyboard. Para quem gosta desse tipo de atividade, as praias mais indicadas são a da Barra da Tijuca, Prainha e Grumari. Em tempo: a Praia da Barra tem a vista mais linda da Pedra da Gávea.

VEJA AQUI HOTEIS NO RIO DE JANEIRO⇐

⇒⇒VEJA AQUI HOTEIS NA BARRA DA TIJUCA⇐⇐

Continua após a publicidade

 

 

sua barra da tijuca praias rio de janeiro14102422_10155104392367538_6005946307371749042_n praia-da-barra-rio-de-janeiro

 

2) Os melhores lugares para tomar café-da-manhã no Rio de Janeiro, e com as criançada junto.

Carioca adora sair pra tomar café-da-manhã fora, e se a ideia for fazer a refeição num lugar bem verde, o café da manhã no Parque Lage é um clássico. Dentro do casarão histórico cercado por jardins, que tem vista para o Corcovado e onde também funciona uma escola de Artes Visuais, há mesas e tatames onde servem waffles, sandubas, geleias, bolos e, tudo isso, num clima muito relax e muito cool. Nos mesmos moldes, tem o La Byciclette, dentro no Jardim Botânico, uma croissanteria festiva com mesinhas sombreadas por ombrelones. Tanto num quanto noutro, enquanto se degusta um bom café, há espaço de sobra para as crianças gastarem energia.

Continua após a publicidade

No Leblon, o Talho Capixaba e a Padaria Rio Lisboa animam as manhãs nas esquinas da General Artigas com Ataulfo de Paiva. Enquanto o Talho serve ciabattas, pães caseiros com receitas esmeradíssimas como pão preto com passas e nozes (sem açúcar), a Rio Lisboa continua fiel ao pão na chapa e ao misto quente com ovo. Alguns quarteirões à frente, fica o Bibi Sucos, onde é garantido o melhor açaí da cidade.

⇒⇒VEJA AQUI HOTEIS NO LEBLON⇐⇐

⇒⇒VEJA AQUI HOTEIS EM IPANEMA⇐⇐

cafe da manha parque-lage_3parque-lage-fora

 

3) O que fazer de noite (ou quase) no Rio de Janeiro

A roda de samba na laje do Michael Jackson, no alto Morro Santa Marta, virou um agenda disputada no Rio de Janeiro. Com a cidade aos seus pés e um pôr-do-sol incrível, o programa — divulgado boca-a-boca ou nas redes sociais — se repete um sábado por mês. O lugar ganhou esse nome depois que o astro pop gravou um vídeo lá, e para chegar é só pegar o bondinho do plano inclinado.

Continua após a publicidade

Para quem gosta de samba, aliás, a Lapa também reina. É lá que ficam as melhores rodas do Rio de Janeiro, como o Carioca da Gema e o Rio Scenarium, e onde se apresentam novos bambas como Teresa Cristina e Moyses Marques. Para curtir um Forró, fique com o Estudantina, um reduto carioca.

Ainda para curtir a noite, há ainda uma infinidade de bares legais pelo Rio, mas alguns merecem destaque. O Bar da Laje no Vidigal tem uma vista incrível e é cheio de personalidade. O Chico&Alaíde, no Leblon, serve chope geladíssimo, ótimos bolinhos e é um bom pós-praia. Em Santa Teresa, o Bar do Mineiro é informal e animado, e ponto de encontro uma galera mais alternativa. No Bar Urca, o pôr do sol com vista pra baía e pro Pão de Açúcar é um clássico: sente na mureta, peça um chope gelado e pasteizinhos e aproveite! Por último não deixe de conhecer Baixo Gávea.

E se você viaja com crianças, há também roteiros para a família. Aproveitar os quiosques que ficam pela Lagoa é um programa que nós cariocas fazemos com frequência com as crianças. Há música ao vivo e diversão ao ar livre. Outro programa legal é ver o pôr-do-sol da pedra do Arpoador, onde também rola uma pistinha de skate bem legal.

lagoa rodrigo de freitas rio de janeiro

4) Os melhores restaurantes cariocas também são kidsfriendly

Continua após a publicidade

Pufes, mesinhas baixas, luz de velas e um cardápio contemporâneo que traz delícias como vatapá com manga e vinagrete de coentro ou pastillas de frango orgânico com massala, pimenta e curry. Para quem gosta de comer bem e com charme, o Zazá Bistrô é um dos endereços gastronômicos imperdíveis no Rio de Janeiro. Só faça reservas pelo site, porque a fila de espera por lá é grande. Embora seja conhecido como um restaurante romântico, o Zazá recebe muito bem as famílias. E para os pequenos, o segundo andar com os tais pufes e sofás baixinhos é uma salvação quando pinta uma soneca inesperada.

Outra rota da gula é a Rua Dias Ferreira, no Leblon. Ela reúne  restaurantes ótimos da cidade, além de ser um lugar para ver e ser visto. Estão lá o Quadrucci, QBistrô, Ct Boucherie (de Claude Troigros), Venga! e muitos outros.

Para uma pedida mais natureba, aponte sua bússola para o Verdin, também no Leblon, mas na Avenida Ataulfo de Paiva. Tem um menu criativo e saudável, com itens como bobó de shiitake e almôndegas de beterraba com queijo de cabra. Só atenção, porque ele não funciona para jantar, nem aos domingos.

zaza bistro 14492505_1185290411527786_6733261716680801828_n

5) Cult e Alternativo no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro também respira cultura. Programe-se para ir com as crianças ao Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu do Amanhã, esse último parte do projeto de revitalização do Píer Mauá.

Continua após a publicidade

Já a Comuna é uma casarão em Botafogo que é um mix de galeria de arte, com bar e mercado, e que ganha ainda reforços de eventos como a Junta Local, as festinhas ultra in da Bolha Editora e por ai vai. Acompanhe pelo facebook da Comuna para saber o que está no ar! Aliás, fique de olho também da agenda do Junta Local, que é uma feira de produtores locais que acontece em vários lugares bacanudos do Rio. Além da Comuna, eles ocupam espaços como o IED e o Museu do Amanhã.

E no Instituto Moreira Salles, um importante endereço cultural carioca, além de mostras fixas e temporárias de arte, e do belíssimo jardim onde o visitante encontra um café delicioso, há sempre programações infantis gratuitas. Fique de olho no site.

14141782_1073969835973083_6112075490873073606_n

6) Ao ar livre

Uma primeira dica é fazer as trilhas para ver a cidade do alto, e aí recomendamos três delas:
1) a subida para a Pedra da Gávea, com dificuldade alta e duas horas de caminhada montanha acima, 2) a trilha da Pedra Bonita, que começa na rampa da Asa Delta, dura 40 minutos e tem dificuldade moderada (crianças de 9 anos já conseguem!), e 3) a trilha do Vidigal, igualmente moderada e com visuais deslumbrantes da cidade.
A segunda dica é se jogar nas águas e aproveitar a cidade praticando atividade aquáticas como SUP, bigSUP, caiaque, waterbike e fly! Nessa caso, rume para a 360 Sports, na Barra da Tijuca. Eles têm todas essas atividades (que podem ser aproveitadas com passes de day use) e ainda promovem travessias no mar como as para as Ilhas Tijuca e outras atividades do gênero.

E, mais leve, porém igualmente carioca, estenda uma toalha, monte um piquenique e se jogue nos gramados da Lagoa Rodrigo de Freitas numa tarde de sábado ou domingo. É simplesmente adorável!

E PARA QUEM quer saber como a gente fica sempre online durante as nossas viagens, aqui vai a dica: a gente usa o chip do Easy Sim4u, que tem cobertura em mais de 140 países e internet ilimitada.

trilha pedra bonita rio de janeirotrilha pedra bonita rio de janeiro

SUP ilhas tijuca barra da tijuca

SUP ilhas tijuca barra da tijuca lagoa rodrugo de freitas juju na trip

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.