Jogadores cariocas que participaram de tentativas frustradas de alcançar o ouro olímpico
25 julho 2012 | 2 comentáriosComeça na próxima quinta, 26/07, mais uma tentativa do futebol brasileiro em conquistar o ouro olímpico. A primeira participação do futebol brasileiro nas olimpíadas foi só na edição de 1952. De lá para cá foram 11 tentativas frustradas e 4 edições em que nem disputar o Brasil disputou.
De 1952 a 1980, época em que as seleções dos países comunistas dominavam, pois era vetada a participação de profissionais e os comunistas, teoricamente, eram amadores, foram seis participações discretas e ausências em 1956 e 1980. Como o Brasil foi representado por seleções de juniores, muitos jogadores que participaram dos jogos nessa época acabaram não tendo muito destaque. Mas grandes estrelas do futebol carioca participaram: Vavá (Vasco), Zózimo (Bangu) e Evaristo (Flamengo), em 1952, Gerson (Flamengo) em 1960, Valdez (Fluminense) em 1964, Miguel (Vasco) em 1968, Nielsen, Pintinho, Abel e Rubens Galaxe (Fluminense) em 1972, Júnior (Flamengo) e Edinho (Fluminense) em 1976. Mas talvez a situação mais marcante tenha sido a ausência de Zico dos Jogos de 1972, já que ele tinha sido o grande destaque do Pré-Olímpico e, por sugestão do técnico Antoninho voltou do profissional, onde era reserva, para os juniores, onde se manteria em ritmo de jogo. Zico até hoje diz que sua maior frustração como jogador foi não ter participado desses Jogos, sem saber até hoje a razão.
Nos anos 80 a regra passou a ser formar seleções com jogadores que não tenham participado de Copas do Mundo e a Seleção conquistou medalhas de prata em 1984 e 1988. Em Los Angeles 84 a Seleção era formada pelo time do Inter e diversos reservas de outros times. Em 1988 o Brasil levou o melhor time possível de acordo com as regras, com alguns jogadores campeões do mundo de juniores em 1983 ou 1985 e futuramente campeões do mundo em 1994. Os destaques entre os cariocas foram Gilmar Popoca (Flamengo) em 1984, Romário, Geovani (Vasco), Jorginho, Bebeto e Andrade (Flamengo) e Ricardo Gomes (Fluminense) em 1988.
Desde 1992 as seleções olímpicas são formadas por jogadores até 23 anos com a possibilidade de incluir três jogadores acima de 23 anos. Nesse período que já dura 20 anos a Seleção foi eliminada ainda no Pré-Olímpico em 1992 e 2004, e quando participou ganhou medalhas de bronze em 1996 e 2008 e ficou pelo caminho em 2000. Os jogadores cariocas que se destacaram nestas campanhas foram Bebeto, Sávio e Zé Maria (Flamengo), Beto (Botafogo) em 1996, Mozart (Flamengo), Roger (Fluminense) em 2000 e Thiago Silva a Thiago Neves (Fluminense) em 2008.
CORREÇÃO: Faltou citar: Helton (Vasco), Athirson e Alex (Flamengo) em 2000.
Em 2012 o futebol carioca, pela primeira vez, não tem nenhum representante no elenco, considerando que Rômulo não é mais jogador do Vasco, apesar de ainda não ter estreado pelo Spartak de Moscou. Curiosamente o futebol brasileiro ficou fora das últimas três olimpíadas europeias antes de Londres/2012: Moscou/1980, Barcelona/1992 e Atenas/2004. A última participação do futebol brasileiro em Jogos disputados no Velho Continente foi em Munique/1972, há 40 anos.
